16/08/2016 - 09:24
Startup quer ajudar consumidor a escolher eletrônicos em poucos minutos

O Assistente de Compras criado pela Shoptutor usa algoritmo próprio, com informações precisas e interface amigável para facilitar a vida dos consumidores. A ideia da startup surgiu após o seu fundador gastar semanas pesquisando para comprar uma TV nova, acreditando que esse processo de escolha poderia ser mais prático, inteligente e eficiente.

Escolher eletrônicos novos costuma ser uma tarefa complicada e demorada para a maioria das pessoas. Existem muitas marcas e modelos disponíveis, novas tecnologias lançadas a cada dia, com fichas técnicas extensas a serem lidas. O resultado são semanas de indecisão buscando opinião de amigos e pesquisando lojas e ofertas. Ainda assim, não é raro que o consumidor acabe gastando mais do que podia para adquirir um modelo que faz mais do que ele precisava – ou pior, um que não atende sua necessidade.

Uma startup de Porto Alegre/RS decidiu resolver esse problema e facilitar a vida dos consumidores. O Shoptutor é um assistente virtual para escolher e comprar eletrônicos de forma fácil e personalizada. Por meio de um algoritmo próprio, o assistente de compras Shoptutor recomenda o exato modelo com a maior afinidade com o consumidor.

A pessoa que procura um notebook, por exemplo, informa seus interesses e rotina de uso por meio de perguntas simples e o assistente analisa as fichas técnicas de todos os produtos disponíveis para sugerir a melhor opção. Assim, o consumidor consegue entender como a sua necessidade se relaciona com os produtos, comparando modelos e ofertas dos principais e-commerces brasileiros. Dessa maneira, o tempo de pesquisa - que costuma ser longo para a maioria das pessoas – é reduzido para minutos pois a recomendação gerada é pensada para que o consumidor encontre todas as informações necessárias para tomar sua decisão. "O mais difícil para o consumidor é sentir segurança de que o produto escolhido vai atender a sua necessidade", explica o fundador Marcos Beghahn a respeito do desenvolvimento da solução.

Ver cada um satisfeito com suas escolhas e seus produtos é o que move o empreendedor e sua equipe. A ideia da startup veio após semanas de exaustão, do fundador da Shoptutor Marcos, na hora de comprar uma TV. Acreditando que o processo de escolha poderia ser mais prático, inteligente e eficiente, iniciou a criação do algoritmo de recomendação: "Geralmente, escolher um eletrônico novo gera muita confusão: são muitas as opções disponíveis no mercado e as características técnicas são difíceis de entender e comparar."

Idealizada no final de 2014 e implementada no final de 2015, a Shoptutor foi umas das startups destaques do programa Startup RS/2015, do SEBRAE-RS, e do programa de pré-aceleração Warmup/2015, da Ventiur. Em julho, a Shoptutor foi uma das startups selecionadas para o DEMODay E-commerce Brasil 2016 (evento realizado em São Paulo/SP) na categoria Soluções para e-commerce.

Website: http://www.shoptutor.com.br





Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.