26/11/2020 - 09:30
Mostra em São Paulo apresenta projetos de arquitetura e design em contêineres

Ambientes decorados foram instalados em unidades localizadas em praças e shopping centers da cidade

A mostra de arquitetura e design Casacor se reinventou diante do distanciamento social, imposto pela pandemia de Covid-19, e apresenta ao público o projeto "Janelas Casacor". Todos os ambientes estão sendo apresentados em contêineres, que mostram o novo jeito de morar por meio do olhar criativo de arquitetos e designers convidados. A edição especial, que vai até o final de dezembro, tem a parceria do Grupo Lafaete, especializado em soluções construtivas, que contribuiu com 10 módulos habitacionais dos 19 espaços de ativações em São Paulo.
 
Os projetos estão expostos gratuitamente em contêineres com parede de vidro, como se fossem uma vitrine, instalados em praças e shopping centers espalhados por diferentes bairros da capital paulista. Os módulos da Lafaete, que entrou no projeto por intermédio da Expo Container —maior encontro voltado ao segmento de construção modular e contêineres da América Latina—, abrigam os trabalhos dos arquitetos Fernando Brandão, ambientado no Largo da Batata e batizado de ETC; Denise Milan, que criou o projeto Banquete da Terra, na Dan Galeria; e Léo Shehtman, com o projeto Office Terra Brasil, na alameda Gabriel Monteiro Silva.
 
Na avaliação de João Paulo Neves, coordenador de Marketing da Lafaete, os projetos da Casacor apresentam a versatilidade dos módulos habitacionais. "Com os contêineres, é possível fazer diversos projetos; as casas, por exemplo, podem ser compradas pré-fabricadas e as estruturas são totalmente adaptadas às necessidades de cada cliente. A mostra da Casacor apresenta ao público como esse sistema construtivo é uma alternativa sustentável, símbolo do novo morar. São estruturas funcionais, de baixo custo e fácil transporte, que incluem vários benefícios", afirma. "É muito importante participar desse projeto e também mostrar ao público um pouco do trabalho da Lafaete, que já tem 50 anos de expertise no mercado", complementa. 

Segundo Marcos Bueno, responsável pela Expo Container, a iniciativa da Casacor apresenta ao público uma nova perspectiva para o uso dos módulos habitacionais, o que pode estimular a busca por esse tipo de sistema construtivo. "Estamos fomentando o mercado para o uso dos contêineres em obras no Brasil. Participar do evento é uma forma de também mostrar aos arquitetos a possibilidade de usar os módulos habitacionais nos projetos, principalmente devido à versatilidade e à sustentabilidade desse sistema construtivo", destaca. Ele explica que a Casacor já estava com esse projeto em andamento, mas, com a pandemia, a iniciativa foi acelerada e a organização do evento procurou a Expo Container para auxiliar na escolha dos fornecedores.

A proposta do "Janelas Casacor" é que as pessoas que passam pelas ruas possam contemplar os ambientes de fora, sem precisar de entrar no espaço. A iniciativa combina recursos tecnológicos e digitais para encurtar distâncias e potencializar a experiência dos participantes para garantir segurança na realização do evento. A visitação aos espaços é feita virtualmente por meio de um QR Code na instalação física ou pelo site do evento.

Website: https://www.janelascasacor.com/





Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.