10/06/2015 - 10:46
Lançado ensaio fotográfico inédito que abrangeu cinco países

O livro compreende um ensaio literário-fotográfico abordando bancos públicos de oito cidades internacionais (Cambridge, Edimburgo, Hastings, Lisboa, Londres, São Paulo, Southampton e Vancouver). Muito mais do que um exercício de técnicas fotográficas avançadas e de edição e tratamento de imagens, a obra se propõe à inovadora tarefa de revelar aspectos inusitados e interessantes sobre este mobiliário urbano que irão surpreender a todos.

Resultado de um projeto inovador que demandou aproximadamente seis anos de pesquisas e trabalho de campo, acaba de ser lançado o livro bilíngue português-inglês "Bancos | Benches" de autoria de Luiz Valério de Paula Trindade. O autor explica que "a proposta do livro compreende em transmitir para o leitor uma visão bastante diferenciada deste importante mobiliário urbano que, na maioria das vezes, não é percebido pelas pessoas, absortas que estão em seus compromissos diários. Contudo, ao verificar que em muitas cidades as pessoas utilizam este mobiliário urbano para prestar homenagens a seus entes queridos com belas, comoventes e criativas mensagens e inscrições, constatei que os bancos não eram tão simplórios assim e mereciam um tratamento especial."

Sendo assim, o projeto do livro compreendeu em capturar imagens deste mobiliário urbano em oito diferentes cidades do mundo (Cambridge, Edimburgo, Hastings, Lisboa, Londres, São Paulo, Southampton e Vancouver) mobilizado basicamente por dois motivos principais: primeiramente, para propiciar ao leitor uma visão mais ampla de como os bancos públicos, a princípio tão prosaicos, são percebidos e/ou valorizados em diferentes locais e contextos. Em segundo lugar, para conferir uma perspectiva comparativa e despertar sua relevância para as pessoas.

O livro consiste assim nos ensaios fotográficos realizados nas cidades mencionadas ao longo de quase seis anos de viagens e, além disso, de textos complementares que contribuem para contextualizar as imagens. Desta forma, os leitores "viajam", por assim dizer, tanto por intermédio das belas imagens capturadas pelo autor e bem como por meio de sua narrativa envolvente, cativante e fluída.

Adicionalmente, pode-se dizer que o torna este livro um trabalho muito interessante e peculiar reside no fato de que ele não se trata de um exercício de técnicas fotográficas avançadas e de tratamento de imagens. Pelo contrário, sua singularidade está justamente no olhar do autor e em sua perspicácia em capturar os detalhes relevantes nos bancos públicos nas diversas cidades visitadas e de conseguir orientar o olhar dos leitores para estes aspectos. Enfim, trata-se de um lançamento diferente no mercado editorial brasileiro e que vale a pena ser conferido.

Além deste inovador e peculiar trabalho literário-fotográfico, Luiz Valério já publicou outros títulos, entre os quais se destacam dois livros de crônicas (Artesão das Palavras e Ao seu Redor), um livro de poesias (Tempos de Descobertas) e um de marketing literário (Quem não é visto, não é lembrado).

O livro pode ser adquirido na livraria virtual Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br), e informações adicionais sobre este e os demais trabalhos do autor podem ser obtidas em sua página pessoal www.luizvalerio.com.br.


Website: https://clubedeautores.com.br/authors/140299





Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.