25/12/2014 - 23:57
Sistema de monitoramento eficaz resulta em melhoria na produção agrícola

Além de prevenir doenças, aplicativo pode ser a diferença entre a economia e o gasto desnecessário de água

Todo o agricultor sabe que o sucesso da sua produção depende de uma série de cuidados e preparos específicos do solo. E todo este cuidado abrange um conjunto de práticas que, se usadas corretamente, podem fazer a diferença entre uma fruta, legume ou verdura bonita, madura e suculenta e uma sem gosto, ou que não se desenvolveu o suficiente para ser comercializada gerando inúmeros prejuízos.

Por todos esses fatores, o manejo da terra está longe de ser algo simples. Não levar em consideração alguns parâmetros, poderá comprometer a qualidade do solo levando a degradação física, química e biológica afetando o potencial produtivo.

Valdir Pavan, CEO da Sencer, empresa de tecnologia a voltada ao agronegócio com foco em monitoramento da umidade do solo para agricultura de precisão, explica que a solução permite monitorar a temperatura e a umidade do solo em até três níveis de profundidade simultaneamente. Além disto, o sistema é totalmente automatizado, pode ser acompanhando via internet e dispensa leitura manual possibilitando alocar a mão de obra para outras atividades.

Desta forma, é possível reduzir os gastos com energia elétrica e multas provenientes do uso excessivo de agua, além de evitar o desperdício com fertilizantes. "Logo na segunda safra já é possível perceber os benefícios", afirma o CEO.

Os dados são coletados e enviados para uma plataforma online. " O produtor pode acessar as informações via celular ou tablet e tomar decisões relacionadas ao manejo da irrigação da cultura de forma segura e eficaz. Todos os dados são apresentados de forma simples e didática", explica Valdir.

O sistema é integrado com dados climáticos disponíveis, como previsão do tempo, índices pluviométricos, temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento. "Por meio da utilização de inteligência artificial, é possível fazer análises avançadas do solo e do plantio com base em históricos, tendências e estatísticas, fornecendo ao produtor uma segurança e otimização no manejo da irrigação", reforça Valdir.

Junto ao agrônomo da Sencer, o produtor fará melhores planos de irrigação levando em conta o tipo de cultivo, o tipo de solo, os dados meteorológicos do local da fazenda e as medidas do solo apresentadas pelo sistema. " Com esses parâmetros, o agricultor poderá adaptar seu plano de irrigação para cada estágio do cultivo e estações do ano", aponta Valdir.

A ideia é futuramente incorporar outros tipos de sensores na sonda para permitir conhecer também importantes parâmetros, como pH, condutividade e as formas de nitrogênio no solo, sendo esse último um desafio.

Arani Epifânio Ferreira cultiva café e já tem instalado em sua produção o sistema da Sencer. Graças a solução, ele agora monitora tudo via internet através do tablet e consegue saber a hora exata da irrigação. " Antes, tomava como base o tempo, percebia que o clima estava seco e ligava a irrigação até que tudo ficasse úmido e depois desligava. Mas agora este processo é feito conforme os dados do sensor, o que é bem melhor porque gera economia e não danifica o solo", finaliza o produtor.




Sobre a Sencer
A Sencer é uma empresa voltada ao agronegócio com foco em monitoramento da umidade do solo para agricultura de precisão. O diferencial é a capacidade de pesquisar e desenvolver nossos sensores baseados em nanotecnologia. A Sencer conta com laboratório de pesquisa dentro da empresa, com uma equipe composta por doutores e mestres capacitados para desenvolver, com o menor custo, tecnologias melhores que as importadas existentes no mercado. Foi com o desenvolvimento de um sensor de umidade nanoestruturado que a Sencer viabilizou, para o mercado agrícola, uma solução de monitoramento de umidade do solo economicamente viável para os produtores. Para mais informações, acesse: http://www.sencer.com.br/ ou envie e-mail para contato@sencer.com.br.A cada um sistema vendido a Sencer plantará cinco árvores frutíferas!


Website: http://www.sencer.com.br





Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.