27/04/2016 - 14:51
Descubra os riscos da obesidade para a saúde

Atualmente emagrecer não é mais uma questão apenas estética, hoje já discutimos isso como uma necessidade em prol de nossa saúde.

Em nossa vida atual, notamos muitas polêmicas, discussões e preocupações sobre o emagrecimento. Observamos que cada vez mais o emagrecimento se torna uma imposição estética da sociedade do que algo necessário para a saúde de cada indivíduo.

Mas até que ponto esse padrão estético é saudável? Por que é tão difícil pensar na perda de peso como uma forma de ter um corpo saudável e não somente em beleza?

Aderir à prática de exercícios físicos e dieta somente para seguir uma tendência (a moda) ou mesmo para fazer parte do grupo do "perfeito" padrão de beleza é errado. Emagrecer é uma atitude necessária e não um atributo.

Por que é necessário emagrecer?

Muitas pessoas ainda precisam entender que emagrecer não é somente focado no bem-estar físico (vulgo a autoestima). É claro que isso é importante, mas nós devemos nos ater a outro fator preocupante: a obesidade.

Emagrecer significa atingir um peso adequado conforme suas características – idade, gênero, altura e própria constituição física. Ignorar a necessidade do emagrecimento pode deixar a pessoa propensa a desenvolver obesidade e, juntamente com isso, enfrentar diversos problemas de saúde consequentes dela.

Sendo assim, emagrecer é uma atitude necessária para que não viremos obesos. A obesidade é conceituada como a acumulação em excesso de gorduras corporais, que transforma-se no aumento de peso.

A obesidade vai ocorrer quando ingerimos mais calorias do que gastamos, ou seja, entre todas as funções de nosso corpo a energia gasta ainda é menor do que a energia que ingerimos (proveniente dos alimentos).

Consequências da obesidade e de atitudes não saudáveis

Não ter uma vida saudável, isto é, não tomar atitudes saudáveis diárias – como, por exemplo, não se exercitar e não ter uma alimentação adequada – pode trazer graves consequências para a saúde.

A obesidade é vista como um dos piores males do século, especialmente pelos perigos que ela oferece ao nosso corpo. Vamos entender suas consequências:

* Problemas de crescimento se ocorrer em crianças e adolescentes;

* Vários tipos de câncer – desde o da próstata em homens como mama e útero em mulheres;

* Doenças cardiovasculares – insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e ataques cardíacos são exemplos;

* Aumento dos triglicerídeos e colesterol;

* Problemas respiratórios – apneia do sono é um exemplo;

* Diabetes tipo 2;

* Gota;

* Desgaste ósseo e de articulações;

* Mal funcionamento dos rins;

* Problemas de infertilidade e incontinência urinária em pessoas do sexo masculino;

É claro que a obesidade não só traz perigos físicos, mas também emocionais – baixa autoestima, depressão, ansiedade e isolamento social são os mais comuns.

Para se ter uma ideia de consequências positivas que uma mudança de vida, tanto em termos alimentares como em rotinas de exercícios podem trazer para sua saúde, atente-se ao infográfico abaixo desenvolvido pelo site Checkin Saúde e que vai te proporcionar maior conhecimento e despertar sua vontade de transformar sua vida!

Adotando uma nova rotina para emagrecer

Se você está procurando emagrecer e quer decidir por uma rotina interessante e efetiva, saiba que o conselho a seguir é essencial:

- Toda e qualquer nova rotina em sua vida deve ser acompanhada por um profissional da saúde. O motivo é simples: seu corpo não está acostumado e precisa de orientação – principalmente para sanar questionamentos!

Lembre-se que mudar a alimentação e começar a praticar exercícios são dois exemplos clássicos para uma vida mais saudável e não somente para o emagrecimento.

Caso você ainda se preocupe em perder peso, porém tem pouco tempo para se dedicar a uma atividade física, como em academias ou mesmo correr no parque, saiba que existem os treinamentos online que, por meio de uma assinatura, fornece vídeoaulas e materiais que ensinarão exercícios que garantirão o emagrecimento rápido.

Um grande exemplo é o Q48: Queima de 48 horas (Checkin Saúde: http://www.checkinsaude.com.br/q48-exercicios-que-queimam-gordura-por-48-horas/) – método que promove exercícios intervalados de alta intensidade para queimar gordura de forma extremamente eficaz. É uma alternativa conveniente que só pede 15 minutos diários.

Emagrecer é uma atitude necessária – por isso, enxergue isso como algo que vai proporcionar qualidade de vida, felicidade e satisfação do que apenas uma maneira de estar "na moda".

Website: http://www.checkinsaude.com.br





Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.