25/07/2016 - 13:40
Jezabel


Ela sempre corrompe o caminho da justiça, pois se apoia em Baal e a ele constrói um altar para prestar suas adorações em favor da tirania e do massacre aos profetas de Javé. Nisso também se inspiram a vida e atitudes de alguns pastores que atravancam a vida alheia e o crescimento de muitas comunidades cristãs e com sua aparência despótica fazem mal aos olhos do Altíssimo (1 Reis 16).

Tais sinais mostram como o Reino de Deus se depara com essas barreiras humanas ‘institucionalizadas’, através dos príncipes eclesiais e confirmada sob a fobia dos fiéis que mansamente se inclinam e acolhem as imposições e ambições de Acab rei Tirano (1 Reis 21) e sob as astúcias de Jezabel trama a morte ao agricultor Nabot.

Quantas vezes matamos em nome de Deus e da religião e tramamos o mal aos irmãos? Mas isso não interrompe o projeto de Deus sobre nós e sobre nossa dignidade e salvação. Isso Ele o fez através do Profeta Elias, o tesbita habitante de Galaad (1 Reis 17) que pela ira de Deus é enviado a esse contexto de corrupção e ele mesmo é amparado pelo Altíssimo e acolhida da pobre viúva de Sarepta (1 Reis 17, 7).

Quando o projeto é de Deus nem a astúcia de Jezabel e nem a avarícia de Acab serão capazes de derrubar os peregrinos sem fronteiras, pois Ele mesmo sempre fará surgir no deserto uma pobre viúva para partilhar de sua farinha e azeite com os excluídos de Israel... “a farinha que está na panela não se acabará, e a ânfora de azeite não se esvaziará...” (1Reis 17, 14).

Vamos combater Jezabel, pois ela exclui e mata e toda comunidade cristã deverá gritar com coragem:

Sejam bem-vindas as prostitutas! Sejam bem-vindas as mães solteiras! Sejam bem-vindos os irmãos e irmãs LGBT! Sejam bem-vindos os dependentes! Todos os excluídos sejam bem-vindos para celebrar!

Sejam bem-vindos também os medíocres que em nome da moral e do ser cristão julgam os irmãos, mas não lhes restam senão o final triste – “E eis agora o que diz o Senhor contra Jezabel: os cães devorarão Jezabel na terra de Jezrael” (1 Reis 21, 24).

 

Coluna publicada na página 10 da edição 178 da Gazeta de Votorantim de 23 a 29 de julho de 2016







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.