10/10/2016 - 10:40
O recado das urnas


O grande número de abstenções e votos nulos nesta última eleição, traduziu-se em preocupante recado das urnas, sobre o desinteresse dos eleitores, no exercício do mais importante e significativo direito que o regime Democrático proporciona a todos os cidadãos: a escolha de seus representantes nos poderes executivo e legislativo.

Conquanto o povo brasileiro esteja há um bom tempo, não acreditando na classe política, não podemos perder de vistas que a própria Justiça Eleitoral, também é responsável pela ausência dos eleitores no cumprimento desse dever cívico, pois dá um prazo generoso para os faltantes se justificarem e, quem não fizer isso, deverá pagar uma multa, pasmem, no valor de três reais e cinquenta centavos, para voltar, novamente, ficar em dia com essa mesma Justiça Eleitoral!

Embora um contingente muito grande de eleitores houvesse “jogado a toalha” nestas eleições, verificou-se que os que validaram o seu voto optaram, em sua imensa maioria, por candidatos novos, alijando da política homens públicos da chamada “velha guarda”, que perderam o seu bonde da história, há muito tempo.

Prova disso é que das onze cadeiras na Câmara Municipal de Votorantim, foram reeleitos apenas três vereadores e as outras oito, serão ocupadas por vereadores neófitos, com novas propostas de trabalho em nossa Casa de Leis.

Outra lição que se pode tirar desta última eleição municipal é que os agentes públicos não têm o menor interesse em formar novas lideranças políticas!
Resultado disso são os candidatos, sem o menor preparo e mínimas condições, pegos para preencher vagas para disputar o pleito eleitoral, sabendo de antemão, os responsáveis pelos partidos, da pífia votação que receberão esses pobres coitados.

Para o fortalecimento, das instituições democráticas neste país é importante que nossos agentes públicos percebam este importante recado das urnas.

(Dr. Roque Dias Prestes é advogado)

 

Artigo publicado na página 09 da edição 190 da Gazeta de Votorantim de  de 08 a 14 de outubro de 2016







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.