01/11/2016 - 09:54
Mãos!


O que podemos falar das mãos? No reino animal a nossa mão é que nos diferencia de todas as outras espécies, sim, nos temos o polegar o seu nome científico é quirodáctilo, nome esquisito não é? Esse dedo é o mais importante nos hominídeos,  isso significou uma aquisição evolutiva permitindo o uso de ferramentas para transformar o meio ambiente e defender-se de seus predadores.

Mas vamos falar da pequena peça de nosso corpo chamada “mão”, qual o uso correto para ela? Podemos sem dúvida fazer inúmeras coisas com nossas mãos, por exemplo, postá-las a frente de nosso peito para rezar aos deuses, apoiar nosso corpo para levantar-se de nossas derrotas.

A mão nos faz sentir a suavidade da pele de quem amamos, apertamos a mão de nossos amigos, ou de nossos inimigos em sinal de trégua.

Quanta coisa  se pode fazer com as mãos, da construção a destruição, do afago a violência, dar à vida ou tirá-la, dar adeus a quem se ama.

Mãos! Que pedaço do corpo humano é esse com tantas utilidades?Podemos usá-las de diversas maneiras, tantas que faltará papel pra descrever.

Podemos encontrar muitas espécies que tem polegar esse dedo oponível, sim ele se opõe a todos os outros dedos, assim como nós diversas vezes afastamos com as mãos o carinho de alguém. Sabe, nenhuma espécie encontrou tantas utilidades para mãos como nós.

 E você o que suas mãos tem feito para melhorar a vida de alguém?Quantas vezes você as usou para agradecer ao invés de só pedir?

Perceba em algumas pessoas que as mãos ao longo dos anos vão se deformando, algumas se assemelham a garras de aves de rapina, principalmente quem as usa para roubar, extorquir, enganar os mais incautos com promessas mirabolantes e falsas.

Aqueles que usam do poder da palavra para enganar, outros que passam pela vida com as mãos manchadas pelo sangue dos inocentes, esses que usam as mãos para acenar com interesses escusos, com certeza usam o poder das mãos para fins nada dignificantes.

Mãos que podem afagar acarinhar, matar, que poder nossa espécie conseguiu na escala evolutiva, tendo um dedo das mãos oponível aos outros.

Olhe para suas mãos e retroceda para lembrar qual uso você dá a elas?Prefira não fazer nada á usá-las de maneira torpe, deixe-as atrofiarem por falta de uso, mas nunca, jamais faça de suas mãos uma arma para ferir alguém ou acumular riquezas fruto de coisas ilícitas.

Imaginemos se nossas mãos estivessem acopladas ao nosso braço com o cotovelo virado para dentro? Imaginou? Pois é, talvez com essa deformidade pudéssemos viver exatamente como irmãos, pois os cotovelos ao contrário, nossas mãos não conseguiria levar o alimento em nossa boca, mas sim na do semelhante ao nosso lado e assim sucessivamente. Louco pensar isso?

Então com a maravilha de sua perfeição, ajude o seu próximo, estenda suas mãos a quem mais precisa.

Nossas mãos podem abençoar apenas com seu toque, alguém há 2016 anos as usou para curar e abençoar. Infelizmente não temos todo esse magnífico poder, mas com certeza nossas mãos são um belo presente dos deuses nossos criadores, procurem usá-las com sabedoria, dando mais do que recebendo, independentemente de sua crença religiosa.







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.