01/06/2017 - 15:47
Hoje é o Dia da Imprensa

Por Gilda Trevisani (Jornalista e Diretora de Comunicação do Lions Clube de Votorantim)


O Lions de Votorantim por meio do Lions Internacional parabeniza nesta quinta-feira (01/06), todos os profissionais que atuam na área da comunicação. Esses profissionais têm a missão de lidar com as notícias e fatos, e muitas vezes se preocupando em até deixar seu final de semana em prol das informações para manter o público bem informado trabalhando em diversas áreas, como jornais impressos, telejornais, assessoria de imprensa, rádio, websites, etc.

O Lions é um clube de serviço internacional e sabe que o trabalho desses profissionais é de relevante importância para a população, pois se utilizam de fatos políticos, econômicos, culturais, sociais, naturais e outros para transmitirem informações que possam ou não modificar as opiniões públicas. Podendo ser considerar esse trabalho como arte, em razão da forma como é feita a escrita desses textos e notícias, pois precisam ser interessantes e atraentes para o público. Nestas áreas, existem também diversas funções que podem ser executadas pelo jornalista, como o repórter, o fotógrafo, editor, o assessor de imprensa, e muito mais. 

História

Em 1442, o alemão Johannes Gutenberg revolucionou a imprensa com uma nova técnica de impressão usando máquinas – antes a impressão era manual. A invenção foi fundamental para a criação dos jornais modernos e, consequentemente, o surgimento dos primeiros repórteres. Nas décadas seguintes as publicações aumentaram e a profissão do repórter ficou mais conhecida.

No Brasil, os primeiros jornais de caráter noticioso surgiram apenas no final do século IXX, como O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. Antes, os jornais publicavam conteúdo oficial e opinativo. Com essa mudança de característica, a profissão do repórter ganhou destaque no início do século XX, quando os jornais passaram a dedicar espaço para as grandes reportagens.   Essas são caracterizadas pelo aprofundamento investigativo da informação, pesquisa, contextualização e narrativa diferenciada.

Euclides da cunha é considerado por alguns como o primeiro repórter do Brasil, devido à cobertura da Guerra de Canudos  para O Estado de São Paulo, em 1896. Na época, o autor de Os Sertões entrevistou presos, pesquisou arquivos sobre os personagens da guerra, como Antônio Conselheiro, e narrou para o jornal o que acontecia no arraial.

 

Para homenagear os jornalistas, esses profissionais da imprensa, vale conferir algumas datas comemoradas no Brasil e em outros países: 24 de janeiro, 29 de janeiro, 16 de fevereiro, 7 de abril, 3 de maio e 1º de junho.

Segundo pesquisas, em vários sites diferenciados e a obra, “História da Imprensa no Brasil”, de Nelson Werneck Sodré, sobre a formação da imprensa no Brasil -, vários acontecimentos ligados a todas as datas foram citados:

24 de janeiro - Data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica) - O Papa Pio XI foi quem declarou São Francisco de Sales, o Santo deste dia, padroeiro dos jornalistas. São Francisco de Sales é reconhecido como “exemplar” pela igreja da Inglaterra, na qual sua memória é observada em 24 de janeiro e na Igreja do País de Gales, na qual seu memorial dói mudado para 23 de janeiro para não coincidir com o de São Cadoc.

29 de janeiro - A data é, de longe, mais citada nos calendários comemorativos brasileiros, mas ao mesmo tempo, a que menos tem referências à sua criação. As informações vão desde uma homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio (que teria falecido, nesta data, em 1905) até sendo uma data exclusivamente católica.

16 de fevereiro - Dia do Repórter. A data homenageia os profissionais responsáveis por transmitir através dos meios de comunicação fatos e informações de interesse público. Todo repórter é jornalista, mas não são todos os jornalistas obrigatoriamente repórteres.  A figura do repórter é imprescindível para a produção de conteúdos apurados e com qualidade profissional. Ao contrário do que o senso comum, repórter não é sinônimo de jornalista. A função de repórter é apenas mais uma das que os jornalistas podem exercer.

07 de abril - Foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o "Dia do Jornalista".

03 de maio - Pode ser considerado o Dia do Jornalista por ser a data da Liberdade de Imprensa, decretada pela ONU em 1993.

01 de junho - Dia da Imprensa que durante 192 anos foi comemorado, erroneamente, em 10 de setembro (atribuía-se à Gazeta do Rio de Janeiro, jornal oficial do Império, ser o primeiro jornal brasileiro). No Brasil, a Imprensa surge em 1808, quando passou a circular, em 1º de junho, o "Correio Braziliense", editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.

No Brasil ainda são comemoradas datas específicas para o Dia do Repórter Fotográfico (2 de setembro) e o Dia do Repórter Policial (31 de outubro).

 

O Lions Clube através do lema “Nós servimos” tem a missão de capacitar os voluntários para que possam servir às comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial dos Lions Clubes, sendo uma das primeiras organizações não-governamentais a serem convidadas para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU e, desde então, tem assento permanente em seu Conselho Consultivo. Em 2007, a Fundação recebeu, em Genebra, o título de “Melhor Ong do Mundo” e, em 2016, o Lions Internacional foi indicado para o Nobel da Paz. No próximo dia 7 o Lions Internacional completará 100 anos.  O Lions Clube de Votorantim quer nessa data especial que se homenageia a todos os profissionais de imprensa, deixar os agradecimentos por tudo que essa laboriosa classe representa, pois sempre divulgam as ações do Clube de serviço em jornais, rádios e Tvs, para que continuem prestando o trabalho de voluntariado junto aos mais necessitados e que sempre que possível, continuar atendendo, pois o lema é SERVIR e o lema do Governador do Distrito LC 2 do Lions Clube, Rubens Mesadri é SERVIR COM ALEGRIA.

 

 

Por Gilda Trevisani

Jornalista e Diretora de Comunicação do Lions Clube de Votorantim.

 

 







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.