04/07/2017 - 12:39
Conheça quem foi o Com. Antonio Pereira Ignácio
 Foto: Arquivo 

Em meados de 1886, chegava a Sorocaba, com 11 anos, o português Antonio Pereira Ignácio. De aprendiz de sapateiro, ele se transformaria em um dos maiores industriais do país.

Desde criança, trabalhava até 20 horas por dia. Em 1905, fundou a fábrica de óleo de algodão Santa Helena, trazendo dos Estados Unidos os equipamentos mais modernos que existiam. Vendeu a empresa para Francisco Matarazzo em 1912 e mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou como operário da Wilson North Carolina, apenas para aprender novas técnicas.

No final do contrato, devolveu todos os salários que recebera que guardava intacto dentro dos envelopes de pagamento e pediu ao seu patrão que os mesmos fossem distribuídos aos mais necessitados dentre os seus companheiros de trabalho. Voltou para o Brasil para por em prática tudo o que aprendeu.

Os negócios de algodão prosperaram e ainda montou várias empresas, entre elas, a S. A. Votorantim, e empregou milhares de pessoas. Faleceu em 1951, na cidade de São Paulo, aos 76 anos. Foi o nosso maior benfeitor. (Prof. Jesus Rodrigues Filho)

Coluna publicada na página 15 da edição 225 da Gazeta de Votorantim de 01 a 07 de julho de 2017







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.