24/07/2017 - 15:02
Cerca-lourenço do Esporte Edição 228


Kaká Martins


A cidade está longe de respirar os mesmos ares de 2013 quando sediou os Jogos Regionais da 8ª região, mas o fato de emprestarmos ginásios, campos de futebol e outras praças esportivas para a cidade sede, nossa vizinha Sorocaba, já é um alento e nos remete aquela sensação de ter promovido um dos melhores jogos regionais dos últimos anos.

Fato é que estamos na segunda divisão e estamos um degrau abaixo no que diz respeito a projetos esportivos, atletas de alto nível e investimento de alto rendimento. Não vejo a cidade tão cedo despontar na elite dos jogos regionais. Sem preparo ou planejamento, dificilmente iremos alcançar grandes resultados. O orçamento é baixo e o pessoal é insuficiente para atender tal demanda.

Os atletas estão escondidos e não serão descobertos. O secretário Luciano Silva e sua equipe se esforçam para colocar a “casa” em ordem, porém, recentemente levou um “golpe” no orçamento quando o prefeito, por meio de Suplementação, acabou tirando por hora, um valor próximo de R$ 430.000,00 do orçamento da Secretaria de Desporto (Sedesp). Membros da Sedesp garantem que manterão todos os projetos existentes, mas o alerta foi dado. Até o fim do ano nada de novo poderá ser criado, com exceção aos eventos com custo zero, e parcerias público-privadas.

Certo é que a equipe Sedesp terá que “rebolar” e ter muita criatividade para manter o ritmo do esporte, até que o orçamento aprovado para a pasta, seja de fato usado para a mesma.

A boa notícia da semana é que a prefeitura irá devolver o prédio alugado que é utilizado pela Sedesp, no Centro, e irá transferir a Secretaria para o Espaço Jovem do Vossoroca, economizando um valor que poderá ser repassado para projetos ou material esportivo.

Se a cidade almeja reviver grandes momentos esportivos, precisa rever a forma como investe na pasta do desporto, pois nos dá a sensação que estamos caminhando com passos de tartaruga.

 

Kaká Martins é colunista da Gazeta de Votorantim, radialista e narrador esportivo.


Coluna publicada na página 12 da edição 228 da Gazeta de Votorantim de 22 a 28 de julho de 2017







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.