29/08/2017 - 11:35
Não podemos perder o Bonde da História


Heber Martins


Nossa luta começou em 2002 quando fomos procurados por saudosistas e pessoas que fizeram parte do início do transporte ferroviário em Votorantim, ao ver que estávamos perdendo a nossa história e patrimônio imaterial. Vale lembrar que Votorantim é a primeira estrada férrea elétrica do Brasil.

Ao longo desses anos, travamos uma luta singular com o Grupo Votorantim e com o Executivo, pois estávamos perdendo patrimônios históricos que muito representou para o nosso povo, que é o caso da Locomotiva 415, que foi doada para um fazendeiro na cidade de Avaré/SP, para fins particulares. Um bonde muito utilizado pelos votorantineses, que veio da Inglaterra e foi doado para a cidade de Santos/SP, a Locomotiva que está exposta no Jornal Cruzeiro do Sul em Sorocaba/SP e finalmente o Troller, famoso “bondinho”, que foi utilizado por diretores do Grupo Votorantim e que tanto pleiteamos para uma possível exposição em local público para visitação e contar sua rica história. Hoje o que nos resta é uma máquina elétrica que está nas dependências da ADC Votoran, sofrendo com as intempéries do tempo.

Fico feliz de ter encontrado um grande parceiro que é o vereador Alfredo Pissinato que vem somar com os seus ricos conhecimentos, sua paixão, resgate e valorização da memória histórica e provavelmente irá realizar uma Audiência Pública, com a finalidade de ampliar essa discussão.

Estamos acompanhando as tratativas de Votorantim e Sorocaba para fomentar o Trem Turístico. E a nossa preocupação é que Sorocaba está tomando a frente de tudo e mais uma vez poderemos perder o que resta de nossa história.

Entendemos que a nossa responsabilidade é priorizar saúde, educação, segurança e infraestrutura. Mas com a implantação do Trem Turístico, estaremos proporcionando lazer, cultura e contando a história de Votorantim, gerando empregos e receitas para o nosso município, podendo assim, investir ainda mais nas prioridades da cidade.

Votorantim precisa ser responsável nas tratativas, para que posteriormente não tenhamos que discutir judicialmente algo que já é nosso.

 

Heber Martins é vereador no 4º mandato

 

Coluna publicada na página 09 da edição 233 da Gazeta de Votorantim de 26 de agosto a 01 de setembro de 2017







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.