29/08/2017 - 15:04
Cerca-lourenço do Esporte Edição 233


Kaká Martins

Votorantim, a cidade do futebol ou do Judô?
Definidos os confrontos da segunda fase da segunda divisão de Votorantim do futebol varzeano, torcemos para acompanhar jogos tecnicamente melhores, com exceção ao Materiais Jardim Clarice, Itaporanga, Aliança e Vila Garcia. Boleiros, técnicos e simpatizantes relataram um futebol “sofrível” nesta primeira fase, e aguardam esses confrontos de mata a mata para compensar o nível técnico baixo.

Neste domingo, nos campos do Cermag e Estádio Municipal, a partir das 9h, teremos rodada dupla, e a hora é de buscar uma arrancada e vantagem no primeiro jogo, visto que neste ano, aqueles que tiveram uma melhor qualificação na primeira fase jogarão com vantagem de dois empates. Caso haja uma vitória de um desses oito times por diferença de quatro gols, devemos já neste domingo conhecer um ou dois times que ingressarão na elite do futebol amador da cidade em 2018, pois subirão 4 agremiações neste ano.

Rumores dão conta que poderemos ter surpresas, pois alguns prometem surpreender já nesta fase, trazendo jogadores de fora, ex-profissionais, pois fichas de inscrição foram guardadas exatamente para dar esse “tempero” de qualidade no confronto.

***

Guanabara x Fluminense farão a grande final do Campeonato Veterano, com o primeiro confronto no Estádio, às 15h30, com vantagem do empate para o Guanabara, e o segundo confronto às 15h no dia 02/09. O campeonato neste ano é um dos mais técnicos, levando em conta seus elencos de jogadores gabaritados, experientes, além do alto investimento para contratarem a “nata” do futebol regional. Vale a pena conferir e marcar presença num ambiente de amigos, independentemente da rivalidade, pois nas semifinais foi constatado um baixo público pela qualidade das equipes.

***
Comentei semana passada a condição de Votorantim ganhar o status de Cidade do Futebol, tamanha riqueza de memórias e histórias registradas e documentadas. Porém, sem um time de futebol profissional em atividade, não caberia “vender” a ideia de promoção da cidade sem a participação desta equipe. Tivemos o encantador e guerreiro Votoraty até meados de 2010, e algumas frustações com o possível retorno do “Tigre” em 2015 e 2016.

***
O Judô, depois do futebol está se tornando a modalidade esportiva mais praticada e apoiada pelo poder público em nossa cidade. O investimento com o projeto da Apajusvo desde o final do governo Pivetta até os dias de hoje atendendo 200 atletas e disputando os principais campeonatos do estado já está rendendo bons resultados em cidadania e vitórias. Mais recentemente o Projeto da Liga Sudeste, do experiente Professor Toninho, que tenta em Votorantim emplacar mais núcleos do Judô na cidade, ganhou o apoio do prefeito Fernando de Oliveira Souza, com o carimbo da equipe do secretário Luciano Silva, e Votorantim já conta com opções para crianças e jovens nesta modalidade, que é uma das mais praticadas no mundo, considerando seu efeito disciplinador, qualidade de vida, educacional e competitiva.

Kaká Martins é colunista da Gazeta de Votorantim, radialista e narrador esportivo.

 

Coluna publicada na página 12 da edição 233 da Gazeta de Votorantim de 26 de agosto a 01 de setembro de 2017







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.