16/10/2017 - 12:16
Cerca-lourenço Edição 240


Uma sessão da Câmara para ficar para história
Pelo menos dois fatos foram marcantes na política de Votorantim nesta semana, o primeiro é o inconformismo do vereador Ita (PPS) por ter seu nome estampando um Boletim de Ocorrência (BO). A indignação do vereador, segundo ele, é pela falsidade dos seus colegas de Câmara, se referindo à Fabíola Alves (PSDB), Zelão (PT) e Heber Martins (PDT). Aparentemente, a mágoa do vereador Ita está no fato de que ninguém comentou sobre o BO e ele só teria tido ciência ao ler a Gazeta de Votorantim no último sábado (07).
 
A mágoa, o apelo e a ameaça
Ita, em seu espaço na tribuna (palavra livre), disse que a falsidade dos colegas chegou ao ponto de ganhar um beijo no rosto (dado pelo vereador Zelão), mas a mágoa maior, claramente, é do vereador Heber Martins. Ita, em seu desabafo, disse que se o BO contra ele der errado, vai denunciá-lo na Comissão de Ética, pois o que o vereador Heber fez, segundo Ita, foi muito baixo. E finalizou fazendo um apelo para que o BO seja cancelado.

Um minuto de silêncio pela alma....
Ita separou um minuto de seu tempo regimentar e pediu um minuto de silêncio, mas, ao invés de ser para falecidos, era para os seus três rivais. O vereador Heber, satirizando, ficou em pé, em homenagem “póstuma” a ele mesmo, já que Ita, simbolicamente, matou os três vereadores que fez o Boletim de Ocorrência contra ele.
 
Precisa temer um Boletim de Ocorrência?
Boletim de Ocorrência é o documento oficial no qual se o registra algum tipo de crime ou fato que necessite de uma investigação policial. O simples BO não é suficiente para iniciar o inquérito policial, pois é necessário formalizar a representação.
 
Bruno Martins, que nunca perde a piada...
No estacionamento da Câmara, após a sessão pra lá de atípica da última terça-feira, Bruno disse a um munícipe: “Não sei por que o Ita está tão preocupado com um Boletim de Ocorrência, no meu currículo já tenho mais de 15, desde briga de vizinho até briga em campo de futebol e nem por isto sou uma pessoa menor ou maior. O Ita está sofrendo por muito pouco, e até o final do mandato, com mais meia dúzia de BO contra ele, ele deve aprender”, rindo da situação.
 
Mas Bruno Martins na hora de falar sério, fala sério
Mas Bruno Martins não é só alegria na hora da crise, sua preocupação com os discursos de Lilo acusando Fabíola; Heber acusando Lilo; Ita ameaçando Heber; Zelão, Heber e Fabíola indo na delegacia contra Ita, e, para piorar, Gaguinho dizendo o que disse (veja o que ele disse na página 5), fez com que Bruno Martins, presidente da Câmara, convocasse uma reunião para segunda-feira (16), às 10h, com todos os vereadores, além da equipe jurídica e o diretor-geral da Câmara, Caio Toledo.
A reunião, segundo Bruno Martins, é para tentar convencer os vereadores que fizeram o BO contra o vereador Ita a voltarem atrás e desistirem de levar o assunto adiante e, com isto, por um fim nesta crise que, segundo ele, não leva a lugar nenhum.
 
A cria se revoltando com o criador
Não que Gaguinho seja alguém que dependeu de Fernando Oliveira Souza para chegar ao posto do vereador mais bem votado na eleição de 2016, mas uma coisa é certa: é Fernando Oliveira Souza que vem há muito tempo sendo o grande incentivador político de Gaguinho.
O desabafo que Gaguinho fez na tribuna durante a palavra livre na última terça-feira (10) foi um recado direto e reto ao maior nome de seu partido em Votorantim. Este desabafo não teria sido somente por uma questão de ideologia, ou mesmo motivado pelo governo ter simplesmente ficado insatisfeito com o voto negativo de Gaguinho na sessão legislativa extraordinária. A questão vai muito mais além, até porque nesta votação o governo saiu vitorioso.
 
Ameaça feita, ameaça cumprida
Um assessor que circula diariamente no gabinete do prefeito Fernando garante que não é de hoje que Gaguinho vem ameaçando desqualificar o governo Fernando e alguns secretários bem próximos a ele. Estas ameaças seriam pelo tipo de exigências que Gaguinho têm feito, dentre elas, vagas de emprego na prefeitura e empresas parceiras para pessoas próximas a ele.
Gaguinho, ao ser o vereador com maior número de votos (1623) na eleição de 2016, e ser o único vereador da Câmara do DEM, se acha no direito de ser o vereador com maior privilégio dentro do governo, o que não estaria acontecendo, segundo esta pessoa que conhece bem os bastidores do Paço.

“Pare um pouquinho, pense um pouquinho, nas suas orações apresente o Gaguinho”
Se em alguns dias a cidade ver o vereador Gaguinho de braços dados com Fernando Oliveira Souza e com as secretarias que auxiliam o prefeito no gabinete diretamente, vai ser a prova que a política de Votorantim é um reflexo da política nacional, ou seja, estamos separados até a página dois.

A política em constante movimento, uns vão outros chegam
Quem aceitou o convite do prefeito Fernando Oliveira Souza (DEM) para uma visita do gabinete do Paço foi o ex-vice-prefeito de Votorantim Marcos Mâncio (PMDB). Marcos Mâncio, que também é ex-vereador, após a derrota de Carlos Augusto Piveta (PT) para Erinaldo Alves da Silva (PSDB), em 2012, optou em se afastar da política e passou a se dedicar a ser professor, função que faz com muita dedicação e não é raro ser elogiado por seus alunos.

Na pauta, política e administração pública
Na visita ao prefeito Fernando Oliveira Souza, o ex-vice-prefeito não teve como não falar de política e administração pública, dois assuntos que Mâncio entende muito. Também participaram da reunião o secretário de governo Eric Romero e o diretor-geral da Câmara, Caio Toledo.

Audiência do PPA

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Votorantim fará na quinta-feira (19), às 19h30 a primeira audiência pública para apresentar e explanar o Projeto de Lei n° 76/2017, de autoria do Executivo, que trata do Plano Plurianual (PPA) para o exercício de 2018 a 2021. A audiência será realizada no plenário da Câmara Municipal. Já, a segunda audiência está prevista para ocorrer em 26 de outubro, às 15h.

 

Coluna publicada na página 02 da edição 240 da Gazeta de Votorantim de 14 a 20 de outubro de 2017







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.