17/10/2017 - 14:12
Missionário Antenor Thomazi e a formação da igreja
 Foto: Arquivo 

Em 1973 o batizado de Antenor, com alguns familiares e a filha Vera à esquerda

A conversão religiosa é o chamamento à mudança de vida, principalmente aqueles que desejam fazer a diferença, trazendo o Jesus do Natal à vida das pessoas. O saudoso missionário Antenor Thomazi teve passagem marcante em Votorantim, logo após a sua conversão, ao contribuir na formação da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Seus pais eram italianos e foram morar em Gaspar (SC). Foi nessa localidade que Antenor nasceu. Posteriormente morou em Campinas e São Paulo. Acometido de um forte stress, começou a ficar doente. Resolveu mudar sua vida indo morar com a família numa fazenda em Tatuí. Ali começou a ter uma grande experiência com Deus.

Nesse momento, num dos quartos da casa, Antenor abriu seu coração a Deus. Ao clamar pela cura de uma doença ofereceu sua vida para trabalhar pela obra religiosa.

Ao vir a Sorocaba junto com o irmão, pastor Valdemar Thomazi, para um contato com o pastor Ernesto Taconi, recebeu o convite para dirigir uma igreja em Votorantim. Foi uma surpresa já que havia se convertido há pouco tempo. Disse que não conseguiria e ao conversar com a esposa, voltou no dia seguinte e decidido falou ao pastor Taconi que se era verdade que estava falando então desejava ir a Votorantim.

O missionário Antenor Thomazi ao chegar à cidade se deparou com o atendimento existente num pequeno salão da avenida 31 de Março. Logo já não comportava mais o número de fiéis que crescia a cada dia. Houve o início da construção da igreja na rua José Thomaz da Costa. Todos se doavam como pedreiros e ajudantes. Ao término o local comportava 300 pessoas sentadas, mas muitos ficavam em pé. Isso antes de ter uma reforma para ampliar o templo. Posteriormente surgia o projeto de uma nova igreja na avenida Luiz do Patrocino Fernandes.

Nesse início de obra evangélica que veio gerar muitos frutos na cidade ficou a lembrança da presença atuante do missionário Thomazi que viria a falecer em 1983. Fazendo-nos lembrar da figura de líder e sempre bem agasalho, usando chapéu e sobretudo. Sua filha, a pastora Vera, casada com o pastor Carlos Claro da Rosa, dá continuidade aos seus trabalhos de evangelização, agora na Comunidade Cristã Deus Presente.
               
Cesar Silva é jornalista e autor de três livros sobre a história local
Visite a Fanpage no Facebook: “Histórias da Minha Cidade –Votorantim”

 

Coluna publicada na página 13 da edição 240 da Gazeta de Votorantim de 14 a 20 de outubro de 2017







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.