23/10/2017 - 11:49
Cerca-lourenço Edição 241


Secretários trabalham para que Maria Fumaça venha a Votorantim em 8 de dezembro
Os secretários de cultura de Votorantim, Edson Cortez, e de Sorocaba, Werinton Kermes, reuniram-se na última quarta-feira (18) para tratar da possibilidade de que em 8 de dezembro próximo, na comemoração de aniversário da cidade, a Locomotiva 58 possa trafegar nos trilhos do antigo bonde que fazia o percurso Votorantim a Sorocaba até o ano de 1966.

Uma das dificuldades
Participou da reunião Eric Mantuan, vice-presidente da Associação de Preservação Ferroviária Sorocabana (MPF), que apresentou aos secretários Kermes e Cortez as providências necessárias para que o trajeto da 58 possa ser realizado. E o maior problema apresentado por Eric Mantuan é a erosão causada pelas chuvas na divisa das duas cidades, sob o viaduto da Raposo Tavares, erosão esta causada por falta de planejamento da Via Oeste ao executar a Duplicação da rodovia. Mantuan avalia que quando o bonde circulava, a rodovia era uma pista apenas, e hoje são quatro, e o volume de água que chega embaixo do viaduto e sobre os trilhos é muito grande, o que causou a erosão.

Os trilhos como lugar de descarte de lixo
Outra providência seria a limpeza na extensão da linha férrea, uma vez que em alguns trechos a população a utiliza para descarte de lixo e entulho. A manutenção é feita pela dona dos trilhos, a empresa Votorantim.

Via Oeste se demonstrou disposta a colaborar
O secretário de Cultura e Turismo, Edson Cortez, fez contato com a via Oeste e obteve a informação de que a empresa fará empenho em deixar o trecho em que os trilhos estão prejudicados pela erosão em ordem, para que a locomotiva possa estar em Votorantim em 8 de dezembro próximo.
 
A festa será no bairro dos Protestantes
A proposta é de que a locomotiva possa fazer o trajeto saindo da Paula Souza em Sorocaba e estacionando em Votorantim no cruzamento da Av. Rev. José Manoel da Conceição com a Av. Luiz do Patrocínio Fernandes, parando próximo da igreja Presbiteriana.
A proposta inicial era de finalizar o trajeto no bairro da Chave, mas por questões técnicas e para que não se crie dificuldades para a realização do evento, decidiu-se por finalizar no bairro dos Protestantes.

Fernando e Crespo
A próxima reunião para acertar detalhes será entre os prefeitos Fernando Oliveira Souza (DEM) e José Caldini Crespo (DEM). Crespo se demonstra muito disposto a colaborar e retribuir, uma vez que o prefeito de Votorantim esteve na cerimônia na qual a locomotiva fez o percurso da estação Paula Souza à Vila Assis.
 
Existe chance de Gaguinho voltar ao lado de Fernando?
 Com tudo que Gaguinho (DEM) disse na fatídica sessão do último dia 10, está quase impossível uma reconciliação entre os dois democratas; a informação vem dos próprios assessores do prefeito Fernando Oliveira Souza. Segundo consta, amigos em comum dos dois estariam tentando fazer a reaproximação, mas sem êxito, uma vez que Fernando não aceita a forma com que Gaguinho o tratou na tribuna.
 
Livre como um pássaro
Quando Gaguinho disse nesta semana que estava se sentindo livre como um pássaro após colocar tudo para fora o que sentia, reforça que não estaria disposto a voltar a ser preso, se é que em algum momento o governo o prendeu.
 
Nem tudo é possível
Mas as avaliações de quem vive a política da cidade é de que Gaguinho, por mais que venha a tentar, não terá mais espaço e muito menos apoio nos próximos três anos do governo, e que o ditado de que na política tudo é possível não serve neste caso específico, pois Fernando Oliveira Souza teria ficado muitíssimo chateado de ter tido chamada a sua atenção; e o que mais magoou o prefeito foi Gaguinho pedir para que Fernando ficasse atento aos que o cercam, e que as pessoas que o cercam vão ser as responsáveis pelo seu tombo político. Há quem diga que não se trata de uma constatação do vereador Gaguinho, e sim de uma praga rogada por ele.
 
Igual Brasília?
Para o assessor que fez os comentários sobre a situação, Gaguinho teria perdido a chance de ficar quieto quando comparou a imundície da política nacional com o que vem ocorrendo em Votorantim.
 
Difícil, mas não impossível
Com tudo isto, Fernando Oliveira Souza (DEM) e Gaguinho (DEM) lado a lado na política é algo não impossível, mas difícil, pois se ocorrer uma reconciliação, ambos podem ser julgados pela população e o fato pode provar que política é um campo onde dignidade e vergonha na cara não têm vez.
 
Havan em Votorantim
A loja da rede catarinense Havan – conhecida por usar uma réplica da Estátua da Liberdade em suas lojas, está chegando na divisa de Votorantim, mais precisamente no Shopping Panorâmico, segundo informações divulgadas pelo Jornal Ipanema.
A Havan vai se instalar no espaço que era da loja de materiais de construção, C&C. A gerência do Panorâmico e a Havan não deram mais detalhes sobre as negociações e também não informaram a data da inauguração.

Zelão protocola denúncia no MP
O vereador Zelão (PT) protocolou ontem (20), na 2ª Promotoria de Justiça de Votorantim, uma denúncia acerca de descarte irregular de lixo em área pública. Segundo o vereador Zelão, o descarte é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos em uma área localizada entre as ruas Antonio Pimenta e Dario Piccinato, no Vossoroca, em Votorantim. Fotos foram anexadas à denúncia direcionada ao promotor Luiz Alberto Meirelles Szikora.


Coluna publicada na página 02 da edição 241 da Gazeta de Votorantim de 21 a 27 de outubro de 2017







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.