29/12/2017 - 12:00
Comunidade quilombola em busca do reconhecimento

Assembléia para fundação da Associação de Votorantim

“Os Camargo” é uma comunidade remanescente de quilombolas de Votorantim que reúne dezesseis famílias numa área próxima da barragem da represa do Votocel. O desejo e a luta de seus moradores é o reconhecimento da sociedade e a valorização de suas lutas.

Assim como em Votorantim, as demais comunidades espalhadas em muitas outras localidades do país surgiram a partir da luta dos negros contra a escravidão. Os descendentes reivindicam o atendimento de políticas públicas nacionais e a finalização dos processos de reconhecimento de áreas que foram compradas por seus antepassados ou doadas pelos sinhozinhos que eram seus ‘patrões’.

No levantamento histórico em nossa região, o escravo alforriado José Joaquim de Camargo, teve documentado em escritura, datada de 2 de novembro de 1874, a compra de um montante de terras do capitão Jesuíno de Cerqueira Cezar. Agora seus descendentes, que pertencem a comunidade quilombola reivindicam a posse de parte das terras de Votorantim, Sorocaba, Salto de Pirapora, Piedade, Araçoiaba da Serra e Sarapuí, que totaliza 84 mil alqueires de extensão.

Até há pouco tempo viviam em barracos de madeira, surgiram as primeiras construções em alvenaria, mas a situação sempre foi crítica nos mais de quarenta anos de ocupação, recebendo a visita constante de cobras e capivaras, tendo ainda que conviver com o incômodo de muito mato no entorno e consequentemente com escorpiões, carrapatos e caramujos.

Boa parte dos documentos que fazem comprovação histórica já foi apresentada pela comunidade quilombola e agora vivem a expectativa da presença do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pela delimitação de território para serem reconhecidos, já a entidade do Governo alega a necessidade de levantar mais dados e é preciso aguardar o transcurso do processo.

Além de se esforçar em reunir toda documentação solicitada pelos órgãos do Governo, a comunidade quilombola de Votorantim criou uma entidade para que os representasse, é a Associação Remanescente Quilombos José Joaquim de Camargo do Município de Votorantim.

            

Cesar Silva é jornalista e autor 

de três livros sobre a história local

Visite a página no Facebook: “Histórias da Minha Cidade –Votorantim”

 

Coluna publicada na página 18 da edição 250 da Gazeta de Votorantim de 23 de dezembro de 2017 a 19 de janeiro de 2018







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.