30/01/2018 - 16:58
Momento auge do Clube Atlético Votorantim no futebol

Em 1949 o CAV enfrentou o São Paulo,o primeiro à direita é Leonidas da Silva

Os domingos nunca mais serão os mesmos àquela torcida fanática que via grandes craques desfilarem pelos gramados do estádio de Votorantim, que nasceu pelas mãos do Savoia e após a Segunda Guerra Mundial, mediante a necessidade de mudança de nome do time fez surgir o Clube Atlético Votorantim (CAV).

Se antes com o Savoia teve grandes nomes locais como Gino Imparato, Snape, Quilim e Fazolim, o celeiro de craques prosseguiu a partir dos anos 40 com o Clube Atlético Votorantim fazendo aparecer outros destaques como Fioti, Dejaniro, Mickey, Molineiro, entre outros.

O CAV, pertencente ao distrito, disputava os campeonatos amadores de Sorocaba e tinha grande apoio das Indústrias Votorantim. Em 1948 era criado o departamento de futebol profissional e passaria a disputar a segunda divisão do Campeonato Paulista.

Um dos jogos memoráveis no campo do Atlético foi em 1947, contra o Palmeiras, que tinha acabado de conquistar o título do Campeonato Paulista, ganhando 17 das 20 partidas disputadas. O alviverde mesmo jogando com time completo ficou no empate em 3 a 3 com o Clube Atlético.

Outro momento marcante foi em 1949 quando o Clube Atlético Votorantim recebeu um time misto do São Paulo sob o comando técnico de Leônidas da Silva, conhecido como “Diamante Negro”. O jogo ficou empatado em 0x0.

Em cada jogo que o Clube Atlético era o visitante, um de seus atletas, o Mickey, recebia uma atenção privilegiada. Na maioria das vezes como era preciso viajar, a gerência da fábrica de tecidos e a diretoria do time disponibilizava um carro com motorista para exclusivamente levar o atleta.

Coincidentemente logo após a troca de comando das Indústrias Votorantim, quando faleceu o comendador Pereira Inácio e os negócios foram assumidos pelo genro, o engenheiro José Ermírio de Moraes, o grupo empresarial comunicou em 1952 o término do apoio financeiro para a manutenção do time profissional. Os passes dos atletas foram disponibilizados ao São Bento.

Há pouco tempo o torcedor pode relembrar os bons tempos em que um time local enfrentava grandes equipes do cenário nacional. Em 17 de março de 2010, o time do Votoraty, em disputa pela Copa Brasil, enfrentou o Grêmio. O resultado foi de 1x0 para os gaúchos.

Cesar Silva é jornalista e autor de três livros sobre a história local
Visite a página no Facebook:
“Histórias da Minha Cidade –Votorantim”

 


Coluna publicada na página 14 da edição 252 da Gazeta de Votorantim de 27 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.