27/02/2018 - 10:03
Discriminação e Intolerância


“Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8) - Belíssima e poética a proposta da CF 2018 mas urge contextualizá-la em cada situação social e eclesial. Para percorrer tal caminho é preciso desmistificar a força da mentalidade do Padroado e o resgate da fé cristã que ultrapassa o poderio e pressão do catolicismo romano cá e acolá. Atitudes de pastores e leigos que provocam grandes violências diante das várias manifestações e tradições cristãs tão antigas e sérias e que não precisam o carimbo do vigário para sua autenticidade e testemunho. Isso fala por si mesmo, por seus gestos e obras!

Somos todos irmãos? Acreditamos nisso? E como superaremos as várias formas de violência na luta pela fraternidade se os nossos gestos caminham trilhos contrários? Não seria necessário repensar a forma de viver e celebrar entre os irmãos nas comunidades cristãs de modo particular? Se o cristianismo católico ou outrem se afirma como protecionismo e incentivam os irmãos e irmãs assim a viverem, onde se baseia a essência de sua liberdade?

Aqui em Votorantim muitos cristãos não se encontram e não celebram conjuntamente por medos e ameaças de seus pastores na preservação de um “pedigree” de índole colonialista e escravizante, em nome da moral, da tradição e da reta fé. Isso atinge as várias esferas no âmbito eclesial, social e político e se repercute nas barreiras criadas para o diálogo e no alicerçamento de laços exigidos pelo Evangelho e pela fraternidade que nós cristãos pregamos seja a nível de cartilha ou celebrativo. Enfim é no árduo caminho da Quaresma, do deserto e da conversão que deveremos rever nossos passos e a urgente mudança de mentalidade, para podermos realmente superar tantas violências e enfim almejar e alcançar a fraternidade - alegrando-nos com o Profeta: “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria, e para o seu povo regozijo...” (Is 65, 17-25).

Santa Quaresma a todos!

 


Coluna publicada na página 09 da edição 256 da Gazeta de Votorantim de 24 de fevereiro a 02 de março de 2018







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.