20/03/2018 - 10:16
Luizinho: De líder sindical a prefeito de Votorantim

O prefeito em conversa com Pe. Aldo Vanucchi e populares

No início da década 60 tudo girava entorno das fábricas do Grupo Votorantim e havia o descontentamento popular do distrito com a cidade mãe Sorocaba. Surgiu o movimento separatista, que foi amplamente apoiado pela gerência da fábrica de tecidos Votorantim e a emancipação aprovada num plebiscito em 1963. Com a posse do primeiro prefeito, vice-prefeito e vereadores em 1965, não se imaginava que num curto prazo de tempo, quatro anos depois, um novo grupo político assumiria o poder. Saindo da massa operária surgiria um nome para se tornar o segundo prefeito da história local.

O votorantinense Luiz do Patrocino Fernandes, o popular Luizinho, nascido em 4 de novembro de 1927, foi operário por longo período do setor de fundição da fábrica de tecidos Votorantim. Ele, ao lado de Juvenal de Campos, Itagiba Loureiro de Melo e José Carlos de Oliveira, o Luizão, se tornaram líderes do movimento contrário ao desmembramento de Votorantim.

Além do contato com os trabalhadores no interior da fábrica, Luizinho aproveitava o restante do dia para se dedicar a um negócio em sociedade com Juvenal de Campos, era o serviço de Alto Falante, instalado na rua Sorocaba.

Além disso, Luizinho tinha grande ligação com o movimento sindical, com a subsede do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis se tornando um dos locais de articulação do grupo do “Não” à emancipação. Em 1965, Luizinho se afastava de suas atividades da fábrica, após ter sido eleito à presidência do Sindicato num mandato de dois anos. Em 1967 era reeleito presidente. Durante a gestão sindical se candidatou e foi eleito prefeito de Votorantim.

O mandato foi conduzido de 1969 a 1972 e participaria de uma nova eleição, sendo eleito para conduzir a Prefeitura de 1977 a 1980. Durante o exercício do segundo mandato, em 18 de março de 1979, quando tinha 51 anos de idade, foi vítima de um ataque cardíaco, vindo a falecer em Salto/SP, na etapa regional preparatória para o Congresso Estadual de Prefeitos. Houve grande consternação na cidade e após a posse de seu vice à condição de novo prefeito Lázaro de Góes Vieira, o Lazinho, foi aprovado a alteração da denominação da avenida Gabriel Pizza para avenida Luiz do Patrocino Fernandes.

Cesar Silva é jornalista e autor de três livros sobre a história local

Visite a página no Facebook: “Histórias da Minha Cidade –Votorantim”

 


Coluna publicada na página 14 da edição 259 da Gazeta de Votorantim de 17  a 23 de março de 2018







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.