23/04/2018 - 09:55
Cerca-Lourenço, edição 264


Conversar é a melhor saída

O governo municipal começa a se dar conta que não é soberano e dono da verdade, e passou a conversar, principalmente com os vereadores que fazem oposição; é o caso do vereador do PT, Zelão.

Zelão, desde a volta do recesso no mês de fevereiro, tem mudado sua postura de oposição light para uma posição mais crítica e até agressiva em alguns momentos.
 
Secretário de Governo visitando pontos da cidade com vereador da oposição

Na quinta-feira da semana passada, o secretário de Governo, Eric Romero (PPS), aceitou o desafio e o convite do vereador Zelão e saíram juntos para ver em loco algumas situações que o vereador petista vem denunciando e para as quais estaria recebendo pouca resposta.
 
Lilo aparece de surpresa para a tristeza de Eric Romero

Entre os locais aos quais Zelão levou o secretário Eric Romero está o cruzamento da avenida Pedro Augusto Rangel com a rua Odete Gori Bicudo, na Vila Nova Votorantim. O vereador Pastor Lilo (MDB) ficou sabendo da visita ao local; e como ele (Lilo) seria o autor do requerimento de pedidos de lombadas na mesma localidade, chegou antes de Zelão e Eric. Quem viu a cena garante que foi um constrangimento sem igual, pois o secretário Eric Romero foi denunciado por ameaça, através de Boletim de Ocorrência, pelo vereador Lilo; e para o vereador Zelão, que estaria tomando a frente de um problema de trânsito apontado pelo vereador Pastor Lilo.
 
Zelão apresentou requerimento bem antes de Lilo

Esta coluna conversou com o vereador Zelão do PT, e a versão dele é outra: o vereador disse (e enviou cópia do requerimento, datado de 7 de fevereiro de 2017) que o pedido para lombada no cruzamento da avenida Pedro Augusto Rangel com a rua Odete Gori Bicudo é dele; o requerimento foi feito na primeira sessão da vida dele como vereador, e que muito depois o colega Lilo o consultou e disse que faria um reforço na solicitação, e foi o que foi feito.

E quanto à visita ao local, na última quinta-feira, teria sido ele, Zelão, quem avisou ao vereador Lilo: “mas o vereador teria se recusado a estar presente pelas divergências que está vivendo com o governo, e, em especial, com o secretário, Eric Romero. Mas não foi o que aconteceu: o Lilo realmente apareceu de surpresa e causou constrangimento, sim.
 
O Partido dos Trabalhadores de Votorantim estará em ato pró Lula

Uma caravana de petistas e simpatizantes do partido e do ex-presidente Lula participarão em Sorocaba, ao lado de outros partidos de esquerda, além de movimentos estudantis, sindicais e sociais, de um ato em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.A ação será a partir das 9 horas, O ato #LULA LIVRE acontecerá no Largo São Bento, no centro de Sorocaba, e terá apresentações culturais, espaço para a população escrever cartas ao ex-presidente Lula e uma aula pública sobre o momento atual brasileiro com o economista e professor da Unicamp Márcio Pochmann.

Em Votorantim, a organização da caravana ficou a cargo de Marcão Papeleiro, Ronaldo Pires, Carlos Penha, Marcio Malaquias e demais membros da executiva do partido.
 
Vice-prefeita de Sorocaba visita gabinete do vereador Mauro do Materiais

A vice-prefeita de Sorocaba, Dra. Jaqueline Coutinho, esteve na última quinta-feira (19) em visita ao vereador Mauro do Materiais em seu gabinete na Câmara Municipal de Votorantim. A visita teve como objetivo a reestruturação regional do PTB. Mauro aproveitou para fazer um balanço do partido na cidade e de seu mandato como vereador. A possibilidade da Dra. Jaqueline Coutinho ser candidata a deputada estadual pelo partido, do qual é a presidente em Sorocaba (PTB), não está definida, mas Mauro garante que se a Dra. Jaqueline Coutinho se definir como candidata vai ter todo o apoio seu e do grupo do PTB de Votorantim.
 
Votorantim no aniversário da deputada Maria Lucia Amary

O café da manhã para comemorar o aniversário da deputada Maria Lucia Amary (PSDB) foi a oportunidade de ver agentes políticos de Votorantim das mais diversas linhas ideológicas juntos, cumprimentado a deputada. Estavam o ex-prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, e sua filha, a vereadora Fabíola Alves, além do prefeito Fernando Oliveira Souza (DEM), Eric Romero (PPS), entre outros. O encontro serviu para que a deputada tivesse a certeza de que seu prestígio na cidade está além de seu partido, o PSDB.
 
PSOL se comunicando bem, e assustando

Mal havia protocolado na última terça-feira (17) a representação no Ministério Público  pedido para investigar a Festa Junina Beneficente de Votorantim, Rodrigo Chizolini já estava recebendo ligações das redações da imprensa da região; Rádio Cacique e Rádio Cruzeiro foram os veículos que saíram na frente. Presidente do PSOL, desde sua derrota para Fernando Oliveira Souza (DEM), Chizolini tem sido um fiscalizador e denunciante de tudo aquilo que o partido (PSOL) considera que está mal esclarecido, com isto, o advogado votorantinense, Rodrigo Chizolini, vem conseguindo uma maior popularidade e deixando de ser visto apenas como um assessor do deputado estadual Raul Marcelo.
 
Prefeito diz que vem fazendo o que pode para o funcionalismo

Fernando Oliveira Souza (DEM) não se mostrou preocupado com o desgaste político que uma greve dos serviços públicos pode lhe causar: a maior preocupação do prefeito é o transtorno que a greve pode trazer para a população. Fernando Oliveira tem plena convicção de que tem dado todo o respaldo aos funcionários públicos municipais, e que neste período de um ano e quatro meses, o trabalhador municipal teve várias conquistas, as quais o sindicato não estaria levando em consideração.

As conquistas às quais o governo se refere são licença paternidade, com a qual o funcionário que é pai fica ao lado da esposa e do filho recém-nascido não mais por cinco dias, mas por quinze dias; ponto facultativo no dia de aniversário do servidor; além de adicional de especialização, progressão funcional, entre outros benefícios.

Prefeitura quer a volta de quatro diretores do Sindicato

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Votorantim informou, nesta sexta-feira (20), à tarde, que recebeu um ofício da Prefeitura de Votorantim solicitando a volta de quatro diretores do Sindicato aos seus postos de trabalho na Prefeitura, alegando que necessita deles em suas funções. Atualmente, além do presidente Silvio Cavalheiro, apenas os quatros servidores públicos estão afastados de seus cargos para prestar serviços ao Sindicato. “Estamos sofrendo retaliação, devido ao estado de greve votado pela categoria. Iremos entrar com um mandado de segurança, pois consideramos ilegal esse pedido do prefeito”, disse Cavalheiro.

A Prefeitura foi procurada no começo da noite de ontem (20), mas não houve tempo hábil para resposta.
 
Oposição se reúne com secretário para ser convencida

O executivo municipal reenviou à Câmara o projeto de lei pedindo autorização para acrescentar ao orçamento municipal o valor de R$ 93.244,04 de recurso proveniente do Ministério das Cidades. A verba compõe um projeto da obra iniciada em 2011 de bacias de contenção no Parque Jataí, pelo PAC II, e pode ser utilizada em ações socioambientais.

No último mês, o projeto foi rejeitado na Câmara, uma vez que o direcionamento da verba seria para confeccionar material informativo, como folders, cartazes, panfletos e etc. O grupo da oposição e o vereador Mauro do Materiais (PTB) não concordaram em aprovar a lei, alegando que seria um valor muito alto para ser gasto com impressão de papeis que podem poluir o meio ambiente e gerar um impacto contrário à proteção ambiental.

Agora, o projeto voltou à Câmara. Na justificativa, o prefeito Fernando de Oliveira Souza argumentou que a execução do trabalho socioambiental é item obrigatório e constitui-se fato condicionante para a liberação dos recursos financeiros provenientes dos valores globais do repasse. "Assim, foi necessária a remodelagem do trabalho socioambiental, apresentando a caracterização do projeto, a importância do trabalho junto a conscientização do assunto drenagem urbana e finaliza com as principais linhas de trabalho adotadas pela Secretaria de Meio Ambiente, observando a questão da sustentabilidade levantada pelo legislativo", disse Fernando Oliveira.

Os vereadores da oposição solicitaram que o secretário de Meio Ambiente, Wilson Miramontes, compareça à Câmara para detalhes e tirar dúvidas sobre o projeto atual. A reunião vai ocorrer na próxima terça-feira, à tarde.

 


Coluna publicada na página 02 da edição 264 da Gazeta de Votorantim 21 a 27 de abril de 2018

 







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.