01/10/2018 - 11:50
Linguado a belle Meunier


Um dos pratos que eu mais gosto de fazer, sem dúvidas é o belle meunier, além de ser um prato muito simples é ao mesmo tempo sofisticado. Dificilmente um prato desses não consta no cardápio dos restaurantes, principalmente nas áreas litorâneas. E se você, ao invés de servir na travessa, preferir você mesmo fazer a montagem no prato, fica simplesmente sensacional, só basta usar a criatividade. Ótima semana!

1 kg de linguado em files
300g de farinha de trigo
50g de alcaparras
Azeite para untar a frigideira
3 limões espremido (suco de limão)
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) castanha moída grosseiramente (opcional)

Modo de preparo:

Tempere o peixe como preferir deixe marinar por 30 minutos. Passe um a um os filés na farinha de trigo sem deixar com excesso de farinha, o objetivo da farinha não é empanar, mas sim evitar que o peixe grude na frigideira.
Unte a frigideira com azeite leve ao fogo sempre controlando a temperatura, coloque um file por vez na frigideira, vire quando estiver dourado e reserve.
Para o molho em uma panela pequena em fogo baixo, derreta a manteiga e logo depois acrescente o suco de limão, mexa bem até que os dois líquidos se misturarem, não precisa deixar ferver.
Com uma colher de sopa, regue todos os peixes com esse molho, coloque as alcaparras por cima, e depois salpique a castanha moídas, sirva com pirão e arroz branco.


Coluna publicada na edição 287 da Gazeta de Votorantim, de 29 de setembro a 4 de outubro de 2018, página 15.







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.