09/10/2018 - 12:09
Alcachofra a caprese


A primavera chegou e junto com ela vem a época da alcachofra, rica em vitaminas e antioxidante ajudando no combate ao colesterol, aos fitness pode ser sua aliada na perda de peso. Percebo que muitas pessoas têm dúvidas como preparar a alcachofra, ela é muito versátil pois são diversas as possibilidades na gastronomia. Com ela podemos fazer conservas, comer cru, a vapor, assadas etc. Quem experimenta pela primeira vez se apaixona, bora pra cozinha!

Ingredientes:
4 alcachofras cozidas

Para o recheio:
1 alho poró picado
2 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de tomate seco picado
1/2 xícara de manjericão fresco picado
300 gramas de queijo fresco, cortado em cubinhos bem pequeninos
Sal e pimenta à gosto
1 pitada de orégano
 
Modo de preparo:
Leve as alcachofras para panela de pressão por 10 minutos Depois de cozidas, retire as folhas mais internas e com auxílio de uma colher, retire os “espinhos”. Prefira fazer isso quando elas estão mornas, corre menos risco de tirar parte do fundo. Polvilhe sal, azeite e acomode num refratário.

Recheio:
Numa frigideira refogue o alho-poró no azeite. Junte os tomates secos, o manjericão, o queijo, sal, pimenta e orégano. Deixe aquecer o queijo e com auxílio de uma colher preencha o interior das alcachofras com esta mistura. Regue mais azeite por cima e leve ao forno apenas para aquecer.


Coluna publicada na edição n°288 da Gazeta de Votorantim de 05 a 11 de outubro de 2018, página 15.







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.