05/12/2019 - 15:33
Saiba quem foi Mathias Gianola
 Foto: Arquivo Pessoal 

Mathias nasceu em 02/08/1911. Seu pai, Virgilio Gianolla nasceu no Nova Baltar, atual acampamento da Light, e trabalhou como maquinista na produção de cimento, mas em 25/01/1923, data em que Mathias, aos 12 anos, começou a trabalhar na Indústria Votorantim, ele era porteiro da fábrica.

Mathias teve onze irmãos e trabalhou dos 7 aos 71 anos. Quando menino, tendo a incumbência de carregar a mala do Comendador Antonio Pereira Inácio, este achou graça no menino Mathias e num bar, ao comprar balas, disse-lhe que ele seria um futuro gerente da fábrica. 

Começou na indústria como chapeiro e, depois, passou a continuo, levando café para os mestres e apontadores. Interessou-se pelos serviços de escritório, passou a escriturário, a chefe de escritório, depois gerente e diretor. 

Tudo na fábrica passava pelas suas mãos, e seu contato com o Senador José Ermírio de Moraes era direto. Apesar de todo o poder, jamais esqueceu suas origens e manteve a humildade. 

Gerenciou a indústria por mais de 35 anos. Era um autodidata admirável. Apesar de ter tido apenas dois anos do curso primário, criou a folha de pagamento utilizada por muitos anos na fábrica. Gostava muito de ler e tinha uma ótima memória.

“Exercia a gerencia, figura lendária, um quase Deus do distrito. Tudo estava em suas mãos. Nada acontecia que não lhe desse a responsabilidade da decisão. Dele dependia o trabalho, a moradia, sua manutenção, a concessão de bolsa de estudos, o Hospital, o restaurante, o perdão de dívidas, possíveis prêmios, enfim, quase o ar que se respirava tinha que ter a sua última palavra ou assinatura”.

“Mathias foi um homem diferente, incomum, apesar se sua simplicidade”. Era um ser humano respeitado e admirado por todos. 

Mathias Gianola foi precursor e o grande comandante do desmembramento de Votorantim.

Faleceu em 08/04/1985, aos 74 anos de idade. 


Coluna publicada na página 12, da edição nº 344, da Gazeta de Votorantim, de 30 de novembro a 06 de dezembro de 2019. 







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.