15/12/2014 - 14:35
Eu falei isso?


Diálogos travados por interlocutores movidos por forte emoção ou até em momento de rara alegria, podem ser esquecidos facilmente. Nesses momentos, muitas pessoas fazem promessas que posteriormente não cumprem, e quando são questionadas a respeito dão as mais evasivas respostas: “Eu não me lembro de ter prometido isso! Tal coisa não assumi.”
Igualmente, alguns acordos firmados em relação a ressarcimento financeiro, em decorrência de prejuízos pelos quais pessoas as pessoas foram responsabilizadas, podem gerar muita confusão.
No ambiente de trabalho, quando um gerente ou chefe, informa ao subordinado que as suas tarefas não estão sendo cumpridas a contento, passa a ouvir desculpas mal arranjadas de que elas não lhe foram passadas com clareza.
As palavras, quando ditas por pessoas irresponsáveis, são esquecidas com a maior facilidade, porque geralmente não têm muito peso. É como dizem: “Aquilo que fulano fala não se escreve”.
Por outro lado, atualmente, na correria em que vivemos é muito importante que registremos nossos compromissos profissionais, sociais, e nossas tarefas dentro e fora da empresa, porque até mesmo pessoas responsáveis podem, devido a intensas atividades, esquecer de algum compromisso assumido ou firmado.
Por isso é que devemos agir com cautela, e registrar por escrito, em contrato, os acordos feitos entre as partes, seja em decorrência de um acidente de trânsito, da comercialização de um veículo ou de qualquer outra transação. Essa providência não garante, absolutamente, que os acordos firmados sejam cumpridos. Mas, se estiverem escritos, estaremos em melhor condição para interpelar o faltoso em particular ou judicialmente.
Finalmente, pois, nunca é demais lembrar que uma fala pode ser facilmente esquecida, mas, quando escrevemos, ou melhor; registramos um compromisso de qualquer natureza, podemos estar evitando futuros constrangimentos ao ouvir: “Eu falei isso?”

 

Publicado na edição n° 98 13 a 19 de dezembro 2014 do Jornal Gazeta de Votorantim, na página 12

 







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.