23/02/2015 - 12:55
Contrastes de alegria


O carnaval é a festa mais tradicional do povo brasileiro, contagiando a todos e contribuindo para a divulgação do país no exterior. Essa festividade mundialmente associada ao país traz consigo uma série de contrastes culturais e econômicos, capazes de influenciar o cotidiano das pessoas. Entre festejos e muita alegria, o importante de tudo isso é a possibilidade de injeção de ânimo e otimismo na vida das pessoas.

Todos já estão acostumados aos festejos carnavalescos no Brasil, cujo período oficial de quatro dias costuma arrastar multidões para avenidas, clubes e até retiros espirituais. Os desfiles de escolas de samba aliado às festas nos clubes e nas avenidas contagiam pessoas de todas as idades. Independentemente do credo religioso, há também aqueles que aproveitam o carnaval para a meditação e um olhar mais espiritual para o seu interior. O importante de tudo isso é a possibilidade de fazer desse período festivo um momento para exercitarmos a felicidade, combustível necessário ao enfrentamento de nosso dia a dia.

Há aqueles que reclamam do carnaval com justificativas da baixa produção da indústria, porém outros seguimentos econômicos são privilegiados também. O turismo alavanca uma parcela considerável da nossa economia, pois a ele estão associados centenas de atividades formais, além daquelas informalmente realizadas por ambulantes e “biqueiros de ocasião”. Há também outros segmentos da indústria e comércio que se preparam anualmente para o faturamento da época carnavalesca, além de profissionais de áreas artísticas, que colaboram para a beleza de fantasias, carros alegóricos, como também músicos e operadores de som, eletricistas e uma imensidão de pessoas que se dedicam para ser esta a maior festa do gênero no mundo. Associar crescimento econômico a momentos de descontração e alegria da população é imprescindível para o sucesso do carnaval.

E Votorantim não fica atrás disso, pois já possui uma tradição na organização desse evento. O carnaval votorantinense atende a todos os gêneros pela sua diversidade, seja pelos desfiles na avenida central, festas realizadas nos diversos bairros, até aqueles que não gostam do carnaval e que possuem seu jeito peculiar de cair na folia: o CarnaRock reúne anualmente os amantes do rock in roll. Um sucesso de festa e organização que deve ser repetido ano a ano, principalmente pelo fato de valorizar a apresentação de artistas e escola de samba da cidade, além de atrair o público das cidades vizinhas.

O otimismo produzido pela beleza e descontração do carnaval serve de arma para enfrentar a dura realidade de dias difíceis que virão. Todos têm o sentimento de que 2015 será um ano difícil para a economia e principalmente para a vida cotidiana das pessoas. Nada melhor que iniciar esse período recarregando as forças e, na magia proporcionada pelo imaginário carnavalesco, reunir a energia positiva necessária para desbravar o resto do ano. Todos somos humanos e necessitamos de esperanças para viver dia a dia.

A felicidade se faz de pequenos momentos, que reunidos sintetizam a alegria de viver de todas as pessoas. O carnaval acabou, mas a alegria de viver continua.

E segunda-feira continua tudo novamente, mas com fé, esperança e muita felicidade.


publicado na edição n° 106 de 21 a 27 de fevereiro de 2015 do Jornal Gazeta de Votorantim, na página 2







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.