17/03/2015 - 13:22
Elas


As datas comemorativas são momentos históricos inscritos no calendário para que haja a lembrança e valorização da sua importância na vida de todas as pessoas. É neste aspecto que se insere o Dia Internacional da Mulher, festejado no dia 8 de março: o incentivo à valorização da figura feminina na sociedade, impulsionando conquistas e denunciando injustiças provocadas pela sociedade machista.


O sonho por uma sociedade mais justa passa pelo aspecto igualitário pelo qual as pessoas devem ser tratadas. Todos sabem que no mundo de ontem e de hoje a sociedade caminha para tratar melhor quem geralmente está mais próximo do poder. E esse poder está ligado à força bruta e a conquista de riquezas que homogeneízam grupos no controle da sociedade, com a imposição de regras e submissão dos outros à vontades e devaneios desses poderosos. Foi assim com a mulher ao longo da história, tratada, ao mesmo tempo, como objeto de desejo, como também de servidão aos caprichos masculinos.


Apesar de subjulgada e posta à margem das grandes decisões históricas, a mulher desempenhou papel relevante ao desenvolvimento da sociedade que vivemos hoje. É ela responsável pela estrutura da família como mãe na formação humana. Mas sua capacidade vai além das tarefas mais domésticas, pois possuem perspicácia e astúcia para planejar e influir decisivamente na vida de todas as pessoas.


A capacidade intelectual feminina e sua inquietude diante das injustiças sociais levaram as mulheres a desejar, lutar e vencer preconceitos. A conquista pelo direito à igualdade de condições oferecidas aos homens levou a um desafio histórico por justiça. O direito ao voto foi o primeiro conquistado, porém outros desafios ainda persistem, como a igualdade na ocupação de postos de trabalhos e luta por salários equivalentes aos ganhos pelos homens.


Apesar dessas dificuldades, hoje há mulheres nos mais diferentes postos de trabalho e ocupando as mais diversas funções que eram preenchidas exclusivamente por homens. Há as mulheres em cargos de liderança, como executivas, prefeitas e até cargos públicos de destaque, como também em funções na indústria, construção civil, profissionais liberais e comércio. A simpatia, a análise detalhista e sua sagacidade para os negócios são os aspectos mais positivos da mulher no campo profissional. São elas as principais gestoras financeiras dos lares brasileiros.


Todavia é na área social que elas mais se destacam, pelo seu caráter humanista e espírito desafiador para enfrentar as injustiças e acolher os mais necessitados. Em Votorantim, como em todo o país, temos muitos bons exemplos. A Dona Amália, presidenta do COMAS é um exemplo a ser seguido, pela luta em prol dos mais carentes no município.


Nesse mesmo sentido, a defesa da saúde, da educação e da cidadania em nosso municio também estão nas mãos femininas, respectivamente, das senhoras secretárias Izilda, Isabel e Ana. Na Câmara, a vereadora Fabíola Alves acompanha a elaboração e o cumprimento das leis municipais.

A justiça votorantinense também é muito bem representada por mulheres que demonstram sua capacidade em promover o cumprimento das leis em nosso município. São três juízas – Luciana Carone Nucci Eugenio Mahuad, Graziela Gomes dos Santos Biazzim e Karla Peregrino Sotilo – e uma promotora de justiça – Dra Fabiana Dal'Mas da Rocha Paes – que juntas fortalecem a visão feminina na busca pela igualdade de direitos e deveres à toda população.

Comemorar o Dia Internacional da Mulher pode ser uma ótima oportunidade para presentear pessoas queridas com flores e bombons, porém isso não é tudo. Diariamente devermos ter presente o reconhecimento da importância dessas figuras femininas em nossas vidas, seja como mães, mas também como trabalhadoras, líderes e figuras intelectuais que carregam junto de si emoções e anseios por uma vida melhor para todos.
O dia é Delas, mas a comemoração é de todos!

publicado na edição n° 108 de 07 a 13 de março de 2015 do Jornal Gazeta de Votorantim, na página 2








Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.