30/03/2015 - 12:02
27 de março


Votorantim comemorou em 27 de março mais uma data histórica: 50 anos da sua instalação como município. Apesar do enaltecimento do dia 8 de dezembro como aniversário da cidade, politicamente a data de março possui maior representatividade histórica, pois foi também a posse do primeiro prefeito – Pedro Augusto Rangel – eleito democraticamente pela população. Mais que uma data, o dia 27 representa o reconhecimento jurídico da manifestação de um povo pela sua emancipação política como município.

As festividades de aniversário da cidade atualmente estão concentradas no mês de dezembro por uma questão de acomodação de dois aspectos: a valorização popular e a tradição religiosa. Como a realização do plebiscito de emancipação ter ocorrido em 1º de dezembro de 1963, houve uma valorização dessa data como o início da emancipação. A fé católica que predominava na região favoreceu uma “acomodação” entre o ato popular e a data consagrada a Nossa Senhora da Conceição, que já era feriado, fixando, posteriormente, no calendário oficial do município o dia 08 de dezembro como o aniversário oficial do município.

Para que se possa entender o contexto que cerca a definição dessa data, há que se compreender o espírito que motivou essa decisão. O contexto histórico brasileiro do início da década de 1960 reunia uma série de fatos que contribuíram para um ambiente de instabilidade política, iniciada pela renúncia do Presidente Jânio Quadro e a resistência por parte das oligarquias econômicas pelas reformas de base do sucessor: Presidente João Goular.

O espírito democrático pela emancipação motivado pelos vanguardeiros contaminou toda a população que reunia a fé em crer em dias melhores. Os ensinamentos cristãos de igualdade e justiça serviram de combustível para impulsionar ações que hoje beneficiam a todos. Nunca na região razão e religiosidade se uniram num ideal tão belo de liberdade. Foi assim que, como uma homenagem à fé dessas pessoas que o dia 8 de dezembro consagra a luta. Todavia a efetiva elevação do então distrito à condição de município foi em 27 de março de 1965.

Todos devem ter em mente também que a instalação do município em 1965 foi circunscrita por um ambiente cerceamento democrático promovido pela Ditadura Militar. Mesmo assim, foi respeita a vontade popular e, sem qualquer perigo, finalmente instalado o município.
A liberdade que todos os votorantinenses possuem para eleger seus representantes e ver investidos em sua terra os impostos cobrados faz renascer um sentimento de pertencimento. Isso faz de todos cidadãos! 

Não há motivos para desprezar uma ou outra data, mas ao contrário, comemorá-las igualmente. Isso não só solidifica o sentimento de emancipação, como também proporcionar o reavivamento de duas datas capazes de encher de orgulho esse povo que luta diariamente para ter seus direitos realizados.
Seja 27/03 ou 08/12, parabéns, Votorantim!

publicado na edição n° 111 de 26 a 02 de abril de 2015 do Jornal Gazeta de Votorantim, na página 2

 







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.