28/09/2015 - 17:08
Dignidade e respeito!


Estamos vivenciando uma era globalizada na qual diferentes veículos de comunicação interligam cidades, países e até continentes, em questão de segundos.

Alguns eventos, sejam eles de cunho esportivo, ou religiosos, ou ainda assuntos econômicos, políticos, ou catastróficos, são noticiados simultaneamente. Muitos deles são, inclusive, transmitidos ao vivo, em vários idiomas.

Produtos eletros ou eletrônicos e veículos automotivos, com aperfeiçoamentos discretos ou indiscretos, estão sendo lançados no mercado como novos modelos, por grandes fornecedores de marcas mundialmente conhecidas, e isto numa velocidade incrível.

Mas, dignidade e respeito, que outrora eram qualidades exigidas e reverenciadas, por serem essenciais ao caráter altivo do ser humano que se destaca pela razão entre os animais, atualmente saíram de moda e estão em desuso. Até então não se vê propaganda onde possamos encontrá-las, e também não se têm notícia de que essas raras qualidades podem ser comercializadas nos grandes shoppings, ou pela internet.

Na verdade, dignidade e respeito, só conquistamos por meio de ações e procedimentos éticos, e, acima de tudo, com exemplos que possam ser reconhecidos pelos que são capazes, em razão da superioridade sobre os animais. Reconhecer méritos atinentes à pessoa que merece confiança em decorrência de suas atitudes sérias, decentes e verdadeiras, independe de se saber que elas exercem cargos políticos, administrativos, de natureza filantrópica ou não.

Entretanto, as pessoas físicas, tanto quanto as jurídicas, que não conquistam credibilidade, normalmente são indignas de confiança, e não merecerem respeito.

É chegado o momento de darmos um basta para a hipocrisia, e um não declarado em voz alta para a mentira, a corrupção ativa ou passiva. Até quando o povo brasileiro terá de conviver com esta falta de dignidade e respeito?

 

Coluna publicada na página 9 da edição 137 da Gazeta de Votorantim de 26 de setembro a 2 de outubro de 2015







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.