23/11/2015 - 14:01
TALHAR E FORJAR VALORES


O futebol é uma modalidade desportiva como as demais. Deve ter por isso uma missão prioritária: promover a formação de valores que dêem ao futebol um rosto humano. Bem antes ainda do desenvolvimento das qualidades físicas, ou da promoção de um clubismo exacerbado, o futebol (o desporto) tem de praticar-se e aplaudir-se, como esforço de criação de um mundo novo, onde à solidariedade e à justiça se reconheça um lugar de relevo! Aliás, eu tenho, para mim que, na alta competição, o treinador, antes dos treinos, deve fazer a si mesmo a seguinte pergunta: qual o tipo de homem que eu quero que nasça do treino que vou liderar? Porque é com valores e com homens com valores que o desporto tem rosto humano! Mais importante do que ter sucesso é ter valor, principalmente se neste valor há a vontade de construção de um mundo diferente!

O treinador diferenciado parece mais perspicaz, mais inteligente do que os outros e, aí, está, no meu modesto entender, a diferença. Eivados de alguma frouxidão mental, há pessoas que só vêem nos aspetos táticos o radical fundanto de um jogo de futebol de alta competição; outros, dão a primazia à preparação física, precisamente o que, no transcurso da sua profissão, menos preocupa o treinador de uma grande equipa, pois que são vários e vastos os recursos humanos e tecno-científicos de que dispõe, no departamento, para analisar e testar a “fisiologia” da sua equipe.

No trabalho altamente complexo e espinhoso da sua profissão o que lhe apresenta maior grau de dificuldade é, se não estou errada, a liderança, donde nasce, em larga medida, a organização de todo o departamento e o espírito competitivo da equipe. Na Sociedade do Conhecimento da Era da Informação a qual estamos a transmutar para a era Conscientização – na nossa sociedade em meios a tanta bárbaries e crimes contra o homem e a natureza, portanto, vou estar sempre a bater na tecla que a informação especializada é absolutamente necessária, não importa de onde ela venha, se de forma tácita ou seja aquilo que só pode ser transmitido ou aprendido através de experiências e do convívio cotidiano, escrita ou verbal, mas não acredito que só o treinador  a procure mas sim que toda a equipe procure entender a linha de raciocínio e cumplicidade mantendo sempre a humanidade, a curiosidade insaciável, a vontade imparável de vitória. Toda a equipe deve ser talhada e forjada a fogo à medida da evolução da competição! Qualquer estudioso do desporto não desconhece que o espírito desportivo integra a práxis desportiva. O esporte é a competição em seu sentido mais amplo, uma vez que os próprios atletas lutam contra suas próprias limitações, contra um adversário ou contra as condições de espaço-temporais. Homem desportivo torna-se um ser agonista, rivitaliza a si mesmo (self- competência ), mas também contra qualquer adversário. Seja qual for a especialidade/modalidade do esporte, encontramos sempre um elemento competitivo; qualquer esporte, ou outra forma, mostrado como uma metáfora para a luta pela sua existência. É aqui que encontramos uma das grandes lições do treinamento do esporte: o sucesso faz parte de nossa interioridade e é mais saudável decalida é com a qual nos propusemos a fazer, o homo competitivus não é um guerreiro, quero eu dizer: se assume, sem disfarces, o caráter humanista do desporto e recusa por isso uma sociedade de mercado, dividida entre os que têm e os que não têm, onde a vitória de uns parece significar a derrota dos outros, como o proclama a hipercompetitividade do neoliberalismo – não sendo embora um guerreiro, na alta competição, é tudo o que se pede ao praticante. Tudo... sem perda do espírito lúdico e da filosofia humanista. No desporto, a competição não se confunde com a guerra. Sendo de fato um homocompetitivus, o desportista não deixa de ser também um ser humano que acolhe o seu adversário, com grata e exuberada satisfação. Aliás, competição (cum-petire), etimologicamente, significa “buscar com”, “procurar, lado a lado com (e não contra) alguém”...







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.