14/12/2015 - 11:40
OS JOGADORES DE EXCELÊNCIA QUE BRILHAM


Um treinador que sabe muito do seu ofício ou procura saber, possui a característica com uma particular incidência, no instinto ou na arte de descobrir o essencial de um jogo de futebol.

No futebol, já são vários os treinadores que o mundo conhece, mas são raros os treinadores a salientar as suas incontestáveis qualidades de pedagogos e  que portanto sabem associar o valor intelectual e a emoção, o conhecimento e a ética, as razões da razão e as razões do coração (usando agora as palavras de Pascal). Somente com essas qualidades poderás surpreender as pessoas mais atentas e o povo apaixonado pelo futebol.

Com novos métodos de treinos, mais do que uma periodização tática onde deve-se estudar com profundidade, informação que se encontra sempre aberto como uma periodização antropológica, técnico-tática, onde o humano está antes de tudo.

O futebol, como qualquer modalidade desportiva ou se entende como ciência humana, ou a metodologia do treino cai em terra ou seja em vez de tratados, dão-lhe balelas, em vez de lições , fazem-lhe orações a espera de milagres sem ações, em vez de humanidade, ensinam-lhe mundanidade.

Nós profissionais do futebol se não nos empenharmos em transformá-lo em futebol arte, espetáculo, humanista, filantrópico, inspirador, cultural, se não nos empenharmos em um trabalho de excelência em manter o encanto do futebol, futuramente deveremos por outro lado nos lastimar que o estudo do futebol seja, frequentemente, uma encantadora mentira, porque parece ciência e não passa de senso comum; porque parece arte e não tem um mínimo de capacidade criativa; porque parece critica e não tem fundamento sério.

Não há desenvolvimento, não há operacionalidade, não há eficácia, sem homens que sejão sujeitos dinâmicos e envolvidos com a profissão e não meros objetos ou singelas paisagem e figuras bucólicas.

Virgílio Ferreira escreveu: “o homem é o último valor irrecusável.  Até porque justamente foi e é em função dele que sempre existiram todos os valores”.

No meio do tecnocosmos mecânico, à luz da tecnociência, é com homens superdotados, supermotivados e também emancipados e livres, que se cria uma cultura de vitória. Há necessidade da ciência e da tecnologia? Sem dúvida! Mas é, como nova forma de humanismo que o desenvolvimento desportivo terá Futuro.

Não é pensando que somos, mas é sendo o que pensamos. São homens (jogadores, treinadores, coaches, psicólogos, consultores motivacionais, roupeiros, nutricionistas, recepcionista, etc, enfim toda a estrutura envolvida) a mentalidade vencedora trabalha para a estrutura e não na estrutura  e assim agregando diferentes fatores das grandes vitórias. Não se pode imaginar o futebol atual, sem as marcas da inovação, tecnologia e ciência. Para mim, está no humanismo a razão primeira dos êxitos de toda a equipe. E ser humanista não é sinónimo de patetice ambulante, mas de ver no Homem a medida de todas as coisas.

Só os inovadores, os visionários e os criativos conseguem ser, o futebol das suas equipas não é um plágio das sebentas dos mestres mais incensados e assim os jogadores de excelência que brilham, nas principais equipes o saber não é exclusividade de ninguém, o saber é de quem faz e mostra que sabe fazer. A ação deve privilegiar-se, em relação à teoria.

Cada homem é um caso único, irrepetível e, por conseguinte, cada homem é uma surpresa um misto de sonhador e de homem de ação, ou melhor, um sonhador ativo a que não falta certo fundo prático e realista. É por isso mais idealista, emotivo e imaginativo do que homem de reflexão. Seja como for, fazer futebol é um pretexto para corporizar valores de imperecível valor humanista.

A valorização do jogador é bom para ele poder competir sempre, pois é jogando que poderá desenvolver todas as suas virtualidades e é precisamente numa prática onde a competição e a concorrência nos emociona e num espetáculo onde as paixões rolam e se exteriorizam e é precisamente aí que o JOGADOR, diante dos obstáculos mais encarniçados, peleja, vence e convence.







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.