21/12/2015 - 10:54
COMPREENDENDO O TRABALHO DE UM COACH NO DESPORTO


Para se compreender a psicologia no desporto, quer quanto às teorias que a fundamentam, como quanto a sua aplicação prática, é necessário perceber em que consiste o seu conceito, é a disciplina as causas e os efeitos das ocorrências psíquicas que apresenta o ser humano antes, durante e após o exercício ou o esporte, sejam estes de cunho educativo, recreativo,  competitivo ou reabilitador.

A psicologia do esporte analisa as bases e efeitos psíquicos das ações esportivas, considerando por um lado, a análise de processos psíquicos básicos (cognição, motivação, emoção) e, por outro lado, a realização de tarefas praticas  do diagnóstico e da intervenção.

Esta ciência do comportamento que visa auxiliar e exercitar o treinador e os atletas de alto rendimento, através de uma metodologia de preparação psicológica, voltada para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades psicomotoras no tocante à auto-eficácia e à auto-eficiência, na adaptação ao estresse pré-competitivo e, como principal meta, capacitá-los cognitiva, emocional e psicomotoramente, no enfrentamento adaptativo do estresse agonístico, na busca da máxima eficiência nas suas performances.

Qualquer que seja o trabalho de orientação psicológica, este deve estar voltado ao sucesso e à superação do atleta, visando sempre a máxima eficiência nas suas performances pois ela investiga, analisa, auxilia e se interessa pelas causas e efeitos dos fatores psíquicos que ocorrem com o atleta.

O termo qualificação foi substituído pela competência para pensar o problema dos ajustes dos atletas às tarefas ou aos objetivos, bom como a busca de procedimentos ou modelos de avaliação dessas competências.  Como consequências, os atletas passaram a responder a um novo perfil de qualificação capaz de satisfazer as seguintes exigências como posse de escolaridade básica, de capacidade de adaptação a novas situações, de compreensão global de um conjunto de tarefas e das funções conexas o que demanda a capacidade de abstração e de seleção, trato e interpretação de informações, atenção e responsabilidade. Pois somente assim com essa tendência de definir competência muito mais como uma capacidade de agir, intervir, decidir em situações nem sempre previstas ou previsíveis do que um estoque de conhecimentos e habilidades limitadas.

A competência envolve muito mais do que uma capacidade para agir ou resolver problemas, envolve sim, uma inter-relação entre fatores que compreendem desde a aquisição de  escolaridade quanto aos processos de aprendizagem informais que ocorrem em momentos e espaços distintos, as orientações de valorativas que dão suporte aos fatos inovativos, o pertencimento a uma comunidade profissional e a aprovação de um saber teórico ou gerados a partir de uma prática.

Através dos países que procuram o sucesso do esporte internacional em larga escala, que os psicólogos esportivos são convidados a oferecer serviços de suporte que se constata um envolvimento significativo pessoal e do ponto de vista de tempo de duração, onde o trabalho pode fazer o uso de diversas abordagens para analisar o comportamento do atleta, da equipe, do técnico ou da própria organização. Um outro fator importante que constitui um campo para a atuação do profissional é a comunicação.

Trabalhar a comunicação entre atletas, entre atletas e técnico ou entre atletas, técnico e organização (clubes) contribui para o desenvolvimento não só dos atletas, mas de todas as pessoas envolvidas com o esporte, independentemente da modalidade algumas estratégias de procedimento a trabalharem como o treinamento de habilidades psicológicas, determinação de metas e perfil de desempenho; aumento de autoconfiança; intervenção diversas; gerenciamento das emoções; treinamento para coesão da equipe; treinamento de liderança, etc, entre um leque de possibilidades aplicadas de forma dinâmica antes, durante a após treinamentos ou competições, servindo como um tônico para toda a estrutura.







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.