27/01/2016 - 12:41
ADMIRAR O QUE É ADMIRÁVEL, MAS SEMPRE FAZER O MELHOR DE SI MESMO


Quem estuda a génese, a formação, o desenvolvimento, a estrutura de uma área do conhecimento, em tudo descobre ideias, conceitos e valores também. 

No Desporto, designadamente no de alta competição, é pelos valores que é e que tem e que afinal compõem a sua fisionomia física, intelectual e moral, que se torna possível motivar os jogadores, os atletas e otimizar o seu rendimento sempre na procura da superação que  é o único caminho da elevação, onde a cultura e valores vigentes exercem uma extrema influência.

É impossível separar  as ciências do seu enraízamento concreto, como não se pode “reduzir a dimensão humana a uma pequena classificação, a algumas frases e a algumas categorias. Este processo limitado se restringe unicamente ao procedimento que é útil para o computador, para o estudo de medicamentos, de população ou ainda para perfis psicológicos, mas certamente não, para o conhecimento do Homem.

Em termos disciplinares destaco o futebolista português Cristiano Ronaldo, onde aconteça o que acontecer, a sua resposta é o profissionalismo e o seu refúgio é a sua superação. A exuberância física de Ronaldo causa dois fenómenos pouco comuns: quando toca na bola, o campo parece pequeno e, à medida que avança o jogo, os 90 minutos parecem poucos.  No entanto, a sua evolução não se deve apenas ao corpo, mas também à técnica, a tática, ética, psicológica. Farto me de ver jogadores que tentam solucionar os seus problemas futebolísticos num ginásio e convertem-se em grandes atletas que jogam futebol como atletas. CR7 “ama” a bola e dedica horas ao difícil trabalho de se entender com ela. Mexe-lhe à vontade com qualquer parte do corpo, exibindo o seu domínio com graciosidade, atrevimento e eficácia, em posses e passes; eliminando adversários, porque lhes ganha na corrida e porque os engana com habilidade. Como todos os grandes da história do futebol, é capaz de pôr de acordo a precisão com a máxima velocidade. Enquanto os seus opositores continuam a olhar para insignificâncias, CR7 aproveita também para progredir nos seus comportamentos. Ele sabe que hoje, portanto, que sem ética não há progresso na alta competição. E sabe também que hoje, é necessário conjugar educação e conhecimento, nessa “Sociedade do Conhecimento, ser excluído é sobretudo ser excluído do conhecimento.” E ser excluído do conhecimento significa, antes do mais, ignorância produzida ou, por outras palavras, pobreza política.

O Desporto, como Ciência, ou seja, como movimento intencional da transcendência, também “traz consigo um enorme potencial crítico”. Em primeiro lugar, conhece os seus limites, pois que “os práticos”, os “homens do terreno”, têm o seu lugar imprescindível, no santuário do conhecimento. Quem não pratica não sabe. Por que está sempre o Mourinho, no pódio dos melhores treinadores do mundo? Porque é um prático teórico, um profissional que alia, com mestria, a teoria e a prática. Aos que se põem a gralhar com nervosismo, sobre os resultados dos jogos de futebol, sobre os erros dos árbitros - bom seria que estudassem e pensassem um pouco mais, para reformularem a sua maneira de ver os jogos de futebol e para assumirem outra serenidade e polidez nas conclusões que apresentam.

José Mourinho. E a rodeá-los sempre o ressentimento dos treinadores  frustrados, de orelha murcha, o olhar enevoado, incapazes de admirar o que é admirável! “É preciso libertar o Desporto dos teóricos que fazem do Desporto mera Literatura e dos práticos que já sabem tudo, porque repetem, repetem, sem cansaço”.

O futuro, não tenho dúvidas, será da INTERDISCIPLINARIDADE entre a teoria e a prática. Só assim se escapa à observação comum do Ronaldo e do Messi. Embora a teoria e a prática, em interdisciplinaridade, exijam muito trabalho, com o “inconveniente”, para alguns, de assim se instaurar mais uma pedagogia da incerteza do que uma pedagogia da certeza. Pedagogia da incerteza? É que só quem sabe dúvida. 







Deixe seu Comentário

Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.