Anterior

Aposentado mantém jardim comunitário

09/02/2015

Anterior

Próxima

Monitora reclama de problemas em prédio municipal

09/02/2015

Próxima
09/02/2015 - 16:10
Padre Theodoro traz igreja anglicana para Votorantim

Theodoro é fundador do Instituto dos Filhos e Filhas Misericordiosos da Cruz

Eduardo Gouvea
 

Na próxima segunda-feira (9), o Padre Theodoro Oliveira será ordenado bispo da nova diocese Anglicana Santa Mãe de Deus de Votorantim, a primeira igreja anglicana cidade. Em entrevista à Gazeta de Votorantim, ele explicou as razões que o levaram a mudar de comunhão e disse que “deseja ser livre para trabalhar”.
Padre Theodoro fundou em Votorantim, há quase 10 anos, o Instituto dos Filhos e Filhas Misericordiosos da Cruz, instituição católica de rito bizantino. A instalação foi uma iniciativa dele após chegar da Itália e estabelecer residência na cidade, onde primeiramente desenvolveu seus trabalhos religiosos e comunitários na Paróquia São João Batista. A missa inaugural do Mosteiro do Instituto foi realizada em 27 de maio de 2005.
Theodoro foi ordenado sacerdote na Basílica Sta. Cecília, em Roma, em 1994. É formado pelo Pontifício Colégio Grego em Roma, tendo cursado Filosofia, Teologia e mestrado em Teologia da Missão na Pontifícia Universidade Gregoriana. É pós-graduado em Sociologia pelas Claretianas; em Psicoterapia Breve Operacionalizada pela Unip; e em Serviço Social pela Unitins.
Descontente com os rumos da Igreja Católica Romana, na semana passada informou à sua comunidade que decidiu buscar um caminho no qual pudesse sentir-se melhor. “Essa mudança para a comunhão anglicana é um fruto de toda uma reflexão interior, de uma caminhada. A comunhão anglicana abriu seus braços para nosso instituto e também para a continuação do meu ministério sacerdotal, do qual a comunhão anglicana, através do movimento continuante, o mais tradicional dentro da igreja anglicana, nos convidou para a ordenação episcopal, para sermos bispo. Logicamente não se pede para ser bispo, você é chamado. E nós aceitamos, sendo assim, será criada a nova diocese Santa Mãe de Deus de Votorantim”, explica.
Theodoro apontou que um dos fatores que diverge a igreja anglicana da igreja romana é a autonomia de cada arquidiocese. “É diferente das dioceses romanas, onde o bispo está mais ‘preso’ a tantas diretrizes da cúria, enquanto no anglicanismo ele tem maior liberdade”, aponta ele. Na igreja anglicana, por exemplo, os homens casados podem ter acesso ao sacerdócio e homossexuais são acolhidos nas comunhões, o que não ocorre na romana.
Com relação ao Mosteiro Filhos Misericordiosos da Cruz, Theodoro elucidou que ele ficará como um seminário da nova diocese. O prédio está localizado em um terreno do Grupo Votorantim, que atualmente está cedido em comodato para o Instituto, gerido por Theodoro, e por isso o prédio passará a ser um seminário para a vida diocesana anglicana, até que a empresa requeira o terreno de volta.
Ao saber sobre a nova ordenação episcopal de Theodoro, o Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo Benes divulgou um comunicado informando aos católicos que “estaria proibida a presença deles na celebração da ordenação episcopal, bem como em todas as celebrações que de agora em diante forem presididas pelo Arquimandrita Theodoro ou por qualquer ministro da Igreja Anglicana, sob pena de excomunhão”.
Theodoro disse ter acolhido com tristeza esse comunicado, tão “brusco” segundo ele, afirmando que nem mesmo o seu bispo em São Paulo, Dom Joseph Gebara, havia se pronunciado, sendo que canonicamente ele deveria ser o primeiro a fazer isso. “Mas isso pra mim já não importa porque já tomamos nossa decisão e não voltarei atrás”, afirmou.
Sobre a relação como Papa Francisco, Theodoro falou que a igreja anglicana respeita e reconhece o papa, mas não na visão romana, alicerçada dentro de uma visão centralizadora, mas sim dentro “uma visão sinodal, em sintonia com os demais patriarcas e com as demais cabeças”.
A ordenação episcopal do padre Theodoro Oliveira está marcada para as 19h30 desta segunda-feira (09), no Santuário Theodoro Mártir, na Av. Santo Antônio, 150, Barra Funda, em Votorantim. Ele será eleito Bispo Titular de Julinensis e Bispo da Diocese Anglicana Santa Mãe de Deus Votorantim. O Ordenante principal será Dom Victor Manuel Cruz-Blanco, Arcebispo Metropolitano da Província Católica de Rito Anglicano da Colômbia; e os Co-ordenantes serão Dom James Roque, Bispo Diocesano da Diocese Anglicana do Japi, de Jundiaí, e Dom Rafael Ribeiro Campos, Abade Nullius da Abadia Cistercience S. Raphael, de Aparecida de Goiânia/ GO. A celebração é aberta ao público.

 

publicado na edição n° 104 de 07 a 13 de fevereiro de 2015 do Jornal Gazeta de Votorantim, na página 7

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.