Anterior

Colégio Cristão Antenor Thomazi: excelência na educação

13/10/2015

Anterior

Próxima

Colégio Master Baby: carinho e proteção

13/10/2015

Próxima
13/10/2015 - 13:42
Colégio Mônaco: educando gerações
 Foto: Divulgação 

A proposta pedagógica do Colégio Mônaco segue a linha sócio-interacionista, ou seja, considera que a aprendizagem se dá a partir da interação do sujeito com o objeto de conhecimento, sob mediação do portador de cultura, o professor. Além de considerar as habilidades cognitivas dos educadores, a proposta tem forte enfoque no desenvolvimento sócio afetivo dos alunos, considerando que isso só é possível a partir de uma relação estreita de parceria entre escola e famílias como fator primordial para se atingir os objetivos educacionais propostos.

Dentro dessa perspectiva, o Colégio Mônaco objetiva preparar o educando para acompanhar as transformações exigidas pela sociedade tendo identidade própria, conhecendo direitos e deveres, sendo capaz de equacionar situações problemas, além de respeitar as diferenças sabendo conviver de forma harmoniosa com todos a sua volta.
Confira algumas das atividades desenvolvidas no Colégio Mônaco:

Projeto de leitura: meu amigo livro
O livro é como um hóspede que deve ser muito bem tratado para poder voltar sempre. Cada família compromete-se com o projeto e participa da leitura do filho, que realiza atividades como caça-palavras, diagrama, ficha de leitura, desenho seguido de enigmas para colorir, produção de texto referente ao tema, reescrita, etc.

Contação de história
As narrativas lúdicas realizadas pela contadora Monisa Maciel são a porta de entrada para a imaginação do aluno. Assim, com histórias infantis, se buscam trabalhar temas como aceitação das diferenças, preservação do meio ambiente, tolerância, aprender a lidar com erros, saber trabalhar em grupo, etc.

Estudos de meio
O Colégio Mônaco acredita que o aprendizado se faz na prática, por isso desenvolve os estudos de meio. Muito mais que excursões, os estudos de meio são viagens relacionadas a conteúdos pedagógicos acompanhados por equipes de monitores e professores relacionados ao local visitado. Cita-se como exemplo o Estudo realizado no Museu da Língua Portuguesa e no Show da Física, ambos na cidade de São Paulo.

Semeando sons
O Mônaco também oferece aos seus alunos aulas de musicalização, onde os estudantes são iniciados no mundo da música. Acompanhados pela musicista Teresa Baddini, os alunos são ensinados não somente a teoria, mas também a prática. Com isso, não só desenvolvem habilidades musicais, como também o trabalho em equipe, visto que as atividades são realizadas em grupos de alunos.

Feira cultural: brincadeiras de rua
Pais e filhos foram direcionados às oficinas onde desenvolveram brincadeiras folclóricas envolvendo disputas individuais e em grupos. Atividades que estimularam a criatividade dos alunos e possibilitaram também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.

Mini cientista forense
Os alunos desenvolveram na prática os conteúdos de sala de aula, permitindo um ambiente estimulante, significativo e propício ao aprendizado. Em um primeiro momento os alunos tiveram contato com as diversas profissões envolvidas no processo judicial, assim, além da cientista responsável pelos procedimentos de laboratório, foram convidados advogados e assistente social.

Na sequência, eles partiram para desvendar as pistas da cena do crime, entrevistar suspeitos, analisar discursos, e desvendar o possível suspeito para o crime. Após isso feito, os alunos criaram um processo criminal, apresentado provas, argumentando com o advogado de defesa convidado, dentro da sala de julgamento da OAB em Sorocaba, para defender a tese de acusação do suspeito baseados nas evidências coletadas. Como finalização, após o julgamento concluído e o veredito dado, os alunos assistiram à um vídeo que reproduzia a hora do crime, para que pudessem tirar a prova real sobre as evidências coletadas e a visão que elas proporcionaram do crime.

Família na escola
A família possui papel essencial na construção dos valores incorporados pela criança. Ter a presença da família na escola amplia os conceitos formulados pela criança. A presença das famílias no Colégio Mônaco é um momento de estreitamento de laços de afeto entre pais e filhos.

Participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Mônaco participaram em 2015 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Ação contra a dengue: ver, julgar e agir
Para esse projeto, foi realizada uma palestra sobre dengue com um renomado infectologista da região. Após isso, os alunos foram orientados a desenvolver um projeto de conscientização, mas que fosse além da mera comunicação; assim, os alunos observaram suas casas, as redor da escola, a própria escola e até as ruas da cidade, localizando os possíveis locais de proliferação do Aedes, os fotografando e os limpando para prevenir a reprodução.

Após isso, confeccionaram armadilhas caseiras para o mosquito, e criaram um painel no terminal de Votorantim. E, com a ajuda de um indivíduo fantasiado de mosquito, saiam atentando às pessoas para os perigos da doença, distribuindo panfletos sobre as formas de transmissão e combate ao mosquito.

Literatura infantil: Viviana a rainha do pijama
Com o objetivo de proporcionar a observação, a análise e o estudo das características, habitat e peculiaridades dos animais, estimulando a curiosidade e a pesquisa, as crianças do Fundamental I mergulharam no mundo de “Viviana”.

O Colégio Mônaco é o lugar onde a convivência com a escrita e a leitura acontece de fato, permitindo o contato das crianças com diferentes autores e estilos. Assim, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitem uma compreensão maior dos gêneros e lhes oferecem condições para ensaiar seus próprios passos em direção à sua própria escrita.

Cinema
Com direito a cinema e pipoca, os alunos do Fundamental lI finalizaram o Projeto Pequeno Príncipe e os Valores Humanos, onde trabalhou-se a valorização da amizade e a percepção de que as virtudes são indispensáveis à formação da pessoa. (Foto 6)

Feira literária Frankstein
O nosso principal foco é promover o encorajamento da leitura para nosso público jovem, aproximando-os do conhecimento amplo que os livros proporcionam. Assim, de uma forma multidisciplinar, faremos nossa Feira Literária democratizando os conhecimentos e valores humanos registrados. Afinal, livros quando lidos e estudados, libertam e criam o senso histórico e a inspiração analítica.

Ginástica e circo
A educação é uma relação entre mente e corpo, por isso é importante que não somente conteúdos e competências mentais sejam desenvolvidos nos alunos, mas também que eles tomem consciência de seu corpo como um todo. O Colégio Mônaco, através da Professora Renata Rogich, preparou apresentações de ginástica rítmica e circo. Nessas apresentações, os alunos trabalharam a consciência corporal, o senso estético e o trabalho em equipe.  (Foto 5)

Banda marcial
O Colégio Mônaco vê a atividade musical como fator importante para o desenvolvimento social e cultural do ser humano, especialmente das crianças e adolescentes, pois possibilita o desenvolvimento e fortalecimento do raciocínio lógico-matemático, do senso estético, da percepção sonora e espacial, além da coordenação motora e capacidade inventiva.

A Banda Marcial do Colégio Mônaco promove a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar, percebendo-o como espaço de lazer e interação com os colegas e professores, além de resgatar valores culturais, respeito, amor à Pátria, ética, consciência moral, entre outros.

Localização e contato
Rua Albertina Nascimento, 132, Centro, Votorantim/SP
Informações: (15) 3243-2387
Site: www.colegiomonaco.com.br
E-mail: atendimento@colegiomonaco.com.br

Texto publicado na página 13 da edição 139 da Gazeta de Votorantim de 10 a 16 de outubro de 2015



Veja mais fotos:








Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.