Anterior

Candidatura de Lê Baeza a vice é aprovada pela Justiça e coligação do PSDB é multada

17/09/2016

Anterior

Próxima

Mesários recebem treinamento para trabalhar nas eleições

19/09/2016

Próxima
19/09/2016 - 10:41
Gazeta de Votorantim e TV Votorantim encomendam pesquisa de intenção de votos
 Foto: Divulgação 

A direção da Gazeta de Votorantim e da TV Votorantim encomendou na tarde de ontem (16) uma pesquisa de intenção de votos de Votorantim. O contrato com o Instituto de Pesquisa e Estatísticas de Sorocaba (IPESO) prevê entrevista com até 400 moradores da cidade, com perguntas espontâneas – quando não são citados os nomes dos postulantes – e estimuladas sobre a preferência dos eleitores votorantinenses para os cargos de prefeito e vice.

De acordo com a direção do jornal, a publicação do resultado ocorre na próxima semana. “O que queremos com a pesquisa técnica, científica e isenta, é informar o cenário momentâneo”, diz o diretor-geral, da Gazeta de Votorantim e da TV Votorantim, jornalista Werinton Kermes, durante encontro realizado ontem com o diretor do IPESO, Victor Trujillo.

A pesquisa quantitativa consiste na realização de entrevistas pessoais, com aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Ainda de acordo com o diretor-geral, a pesquisa eleitoral em Votorantim não trará o resultado de urna, mas sim um indicador daquilo que expressa o eleitorado nesse momento da campanha. Para ele, o resultado das amostras também servirá aos partidos, que poderão embasar o trabalho e as estratégias de campanha.

Para o diretora da Gazeta de Votorantim e da TV Votorantim, Mônica Marsal, a pesquisa a ser publicada é mais um serviço prestado pelos citados órgãos de imprensa. “Semanalmente apresentamos propostas dos candidatos a prefeito no jornal e dos candidatos a vereador na TV Votorantim, sem contar a realização de Debates e as entrevistas que realizamos com os candidatos a vice-prefeito”.
 
O Instituto

Fundado em 1991, na cidade de Sorocaba-SP, o IPESO nasceu como uma empresa especializada em pesquisas quantitativas com amostragem domiciliar. Em pouco tempo ganhou visibilidade e passou a realizar os mais diversos tipos de pesquisa, desenvolvendo know-how e crescendo para se tornar uma empresa de confiança e reconhecimento.

Mais de duas décadas depois, o IPESO é uma empresa com grande experiência de mercado e que não parou de inovar, acompanhando tendências globais. Sua experiência em pesquisas de opinião é marcada pela participação em todas as eleições municipais desde sua fundação, e também em eleições estaduais e nacionais.

 

Reportagem publicada na página 02 da edição 186 da Gazeta de Votorantim de 17 a 23 de setembro de 2016










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.