Anterior

Ministério Público investiga irregularidades no PA

12/08/2017

Anterior

Próxima

Procon-SP revela lista de sites de compras não confiáveis

13/08/2017

Próxima
13/08/2017 - 13:20
Dicas e oportunidades para jovens que buscam o primeiro emprego
 Foto: Milton Michida/ Portal do Governo de SP 

Falta de experiência é um dos principais obstáculos para os jovens

Conseguir emprego não está fácil para ninguém, mas para os jovens a dificuldade é ainda maior. Para dar uma força à juventude que quer mostrar o seu valor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, tem dois programas sobre medida: o Jovem Cidadão e o Aprendiz Paulista.

O Jovem Cidadão oferece estágio remunerado em empresas ou em entidades sem fins lucrativos. O programa permite ao jovem ter o primeiro contato no mercado de trabalho, e, pelo aprendizado, adquirir habilidades específicas e a experiência necessárias.

Podem participar estudantes de 16 a 21 anos, residentes na Região Metropolitana de São Paulo e nas cidades de Campinas, Piracicaba, São José dos Campos e Santos, que estejam regularmente matriculados e com frequência confirmada no Ensino Médio, nas escolas da rede estadual de ensino.

A inscrição para o Jovem Cidadão deve ser feita na secretaria da escola ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br, que também pode ser utilizado pelas empresas para oferecer vagas de trabalho.

A contratação do aprendiz não é feita em regime de estágio, mas CLT, por meio de um contrato especial por tempo determinado e registro em carteira profissional. O programa oferece bolsa-auxílio e seguro de vida e acidentes pessoais, pelo Governo do Estado.

A empresa paga um valor mínimo por hora, mais vale-transporte. O estágio tem duração de seis meses, prorrogados por igual período, com carga horária de quatro, cinco ou seis horas diárias.

Desde o ano de criação, 2009, até o presente momento, o programa atuou em 582 municípios empregando um total de 8.538 jovens.


Aprendiz Paulista

O Aprendiz Paulista é dirigido para jovens entre 14 e 24 anos, que estudam nas Escolas Técnicas (Etec) do Centro Paula Souza. As vagas são intermediadas pelo sistema Emprega São Paulo, da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, e estão disponíveis no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

O programa está previsto na Lei 10.097/00 e Decreto 5598/05, que determinam a reserva de pelo menos 5% e no máximo 15% das vagas existentes em empresas de médio e grande porte para jovens aprendizes. Não se trata de estágio, mas de contrato especial pela CLT, por tempo determinado com registro na carteira profissional.

 

 

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.