Anterior

São Bento vence o Volta Redonda e garante o primeiro lugar do Grupo B

09/09/2017

Anterior

Próxima

Votorantim inicia biometria obrigatória

11/09/2017

Próxima
11/09/2017 - 18:32
Prefeitura retoma coleta de lixo no final de outubro
 Foto: Marcos Ferreira/Divulgação/PMV 

Aterro de Votorantim já voltou a receber lixo

A Prefeitura de Votorantim vai retomar a Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos (lixo) na cidade a partir do dia 26 de outubro, quando vence o contrato emergencial com a Sanepav.

De acordo com a Prefeitura, “a medida foi necessária para a administração implantar a quarta célula no aterro municipal, realizar a manutenção da frota de caminhões e reorganizar os cargos que estavam atuando em desvio de função, os quais geravam um número excessivo de horas extras”. 

O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, destaca que “em nenhum momento a administração municipal cogitou a terceirização do serviço”. De acordo com ele, a medida foi necessária tendo em vista a necessidade de parar a operacionalização do aterro municipal para a implantação da quarta célula, além da regularização das demais. “Planejamos tudo isso tendo em vista que o aterro não tinha condições de receber os resíduos, os veículos necessitavam de manutenção e havia um grande número de horas extras”, explica.

O contrato emergencial passou a vigorar a partir de 1º de maio, após um impasse entre a prefeitura e os servidores do setor devido a reorganização do sistema. A partir de então a Prefeitura, tendo em vista a não implantação da quarta célula pelo governo anterior, resolveu por cumprir as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), concluindo o novo espaço além de regularizar as células anteriores.

Sendo assim, a quarta célula voltou a operar em 16 de agosto. Durante esse período de implantação o lixo estava sendo levado para outro município. A nova célula está numa área de 11.500 m², com aproximadamente cinco anos de vida útil. Depois de concluir a escavação da célula e instalação dos drenos, foi realizada grande parte da regularização do solo. As células anteriores, 1ª, 2ª e 3ª, também passaram por manutenção e estão em fase final de regularização.

Dos seis caminhões da coleta, quatro deles já passaram por manutenção e outros dois estão em fase final de reparos.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino, destaca ainda que já foi encaminhado para a Câmara Municipal o projeto de lei que dispõe sobre a extinção, transformação, criação e súmula de atribuições de cargos da Prefeitura Municipal aos servidores do extinto Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Desta forma, todos os servidores passarão desempenhar seus trabalhos, sem desvio de funções.

 

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.