Anterior

Necrologia (01 a 07 de setembro de 2017)

12/09/2017

Anterior

Próxima

Campanha de bolsas de estudo promove ação social

12/09/2017

Próxima
12/09/2017 - 12:30
Locomotiva de 75 anos está sendo recuperada para linha turística Sorocaba - Votorantim
 Foto: Divulgação 

Locomotiva 3036 passa por restauração

Uma das locomotivas diesel-mecânicas mais antigas do País, a antiga Hércules-Whitcomb 3036 da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), está sendo recuperada pela Sorocabana Movimento de Preservação Ferroviária, com patrocínio da Schaeffler Brasil, empresa líder global em fornecimento de componentes, rolamentos e sistemas de alta precisão. Futuramente, além de exposta no Centro de Memória Ferroviária, a máquina será integrada ao Trem Turístico Cultural Sorocaba - Votorantim (“Trem dos Operários”), servindo como equipamento de apoio à operação turística.

A locomotiva foi construída em 1942 pela Whitcomb Locomotive Company em Illinois, Estados Unidos, originalmente em bitola de 914mm e destinada às ferrovias de obras civis da Tennessee Valley Authority (TVA) -- órgão federal americano responsável por navegação e eletricidade. Rebitolada para 1000mm, acabou adquirida pela EF Sorocabana em 1956 e importada para o Brasil.

Após décadas sediada na Oficina de Solda de Trilhos de Iperó, a Whitcomb 3036 foi transferida para Sorocaba na década de 90 e passou os últimos anos a serviço da concessionária América Latina Logística (ALL). O equipamento é de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão federal responsável pelo patrimônio da antiga Fepasa, e foi cedido para que a entidade o empregasse em ações culturais relacionadas à cultura e preservação ferroviária.

Os trabalhos mecânicos em andamento consistem na manutenção do motor Detroit diesel, reparação de juntas, troca de retentores, consertos de vazamentos, limpeza do tanque de combustível e revisão de sistemas elétricos. Posteriormente será executada a funilaria, com substituição da atual cabine do maquinista pela do modelo original, e pintura externa nas cores da EF Sorocabana. Restaurada, a locomotiva deve ser apresentada à população até o final do ano.

O Centro de Memória Ferroviária
O Centro de Memória Ferroviária de Sorocaba é um projeto desenvolvido pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Tem objetivo geral de preservar locomotivas, carros de passageiros e vagões representativos para a evolução tecnológica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV). Sua implantação é prevista para a Estação Paula Souza, no centro de Sorocaba.

Trem Turístico Sorocaba - Votorantim (“Trem dos Operários”)
Projeto integrado entre Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária, Prefeitura de Sorocaba, Prefeitura de Votorantim e Grupo Votorantim, o Trem dos Operários será um serviço ferroviário de passageiros para fins turísticos entre a Estação Paula Souza e a cidade de Votorantim. Objetiva potencializar a visitação turística das duas cidades por intermédio de um roteiro histórico-cultural que utilizará a histórica Locomotiva 58 e a antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV).

 

Texto publicado na página 06 da edição 235 da Gazeta de Votorantim de 09 a 15 de setembro de 2017










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.