05/10/2017 - 00:29
PROCON dá dicas para compras no Dia das Crianças

A venda de brinquedos também se sujeita ao Código de Defesa do Consumidor (Foto: Divulgação)

O dia das crianças esta chegando e a procura por presentes para a molecada já começa a aumentar. Comemorado no dia 12 de outubro, o PROCON fez algumas orientações aos pais na hora das compras.
 
O consumidor deve primeiro pesquisar os preços, comparando as condições de pagamentos e vantagens oferecidas de loja em loja. É importante também verificar as informações adequadas sobre suas características, qualidade, quantidade, origem, composição, preço e garantia. Os brinquedos são a preferencia das crianças, mas é preciso tomar cuidado nas escolhas, todo brinquedo deve ter um selo de segurança fornecido pelo Instituto de Qualidade do Brinquedo (IQB), juntamente com o do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
 
Alguns brinquedos necessitam de manual de instruções e possuir certificado de garantia, verifique a relação das empresas que prestam assistência técnica autorizada; o manual deve ser em linguagem clara e em português contendo todas as informações do produto. Os importados seguem as mesmas regras, portanto não estão livres das recomendações do Código de Defesa do Consumidor.
 
Os lojistas devem estar atentos à legislação, com indicação de idade ou faixa etária, instruções de uso e montagem, descrição dos itens inseridos, identificação dos fabricantes, e eventuais riscos que podem oferecer a criança.

Fonte: Secom Sorocaba









Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.