Anterior

Ministério Público vai investigar aterro regional que pode ser implantado em Votorantim

23/10/2017

Anterior
23/10/2017 - 12:25
Comércio votorantinense deve aumentar em 9% o número de vagas temporárias
 Foto: Divulgação 

Comércio e serviços são os que mais contratam no final do ano

Vanessa Corrêa
(programa de estágio)


O aumento das vendas para as compras do fim do ano é normalmente uma oportunidade para quem procura uma vaga no mercado de trabalho. Segundo o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) de Votorantim é esperado para o ano de 2017 o acréscimo de 9% dos números de ofertas de empregos temporários para as festividades natalinas e da virada do ano, se comparado ao ano passado.

Júlio César Rodrigues, coordenador de programas do CAT, pontuou que cerca de 40% das pessoas que conseguem uma vaga temporária são efetivadas. “Nós estamos esperançosos. Existe uma crescente da oferta de emprego de comércios locais, esse fortalecimento é muito importante”. Segundo Júlio, os estabelecimentos comerciais localizados nos bairros de Votorantim também têm buscado profissionais cadastrados no banco de dados do centro de atendimento. “Lojas de vestuários e supermercados são os que mais buscam mão-de-obra para esse período”, disse.

Segundo a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a temporada de ofertas no setor iniciou-se em setembro e segue até dezembro, e, em nível nacional devem ser abertas mais de 70 mil vagas para empregos temporários.

De acordo com a CNC, além de serem os grandes empregadores do varejo, concentrando juntos por 42% da força de trabalho do setor, vestuário e hiper e supermercados costumam responder, em média, por 60% das vendas natalinas. Ainda segundo a confederação, a estimativa para o salário de admissão das vagas temporárias fique em R$ 1.191, com elevação de 7,1%, na comparação com os valores do mesmo período do ano passado. O maior salário de admissão deverá ocorrer no ramo de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, estimados em R$ 1.446.

Jesley Domingues Sales, 20 anos, morador de Votorantim, está em busca do seu primeiro emprego. “Tenho a expectativa de conseguir um trabalho temporário agora no fim de ano, e, de ser efetivado”. O jovem comentou que entrega currículos há alguns meses e que considera a falta de experiência a culpada pela demora da conquista. “Não estou escolhendo nenhuma área específica, quero somente trabalhar”, finalizou.

Um dos maiores espaços comerciais localizados em Votorantim, o Shopping Iguatemi Esplanada projeta um aumento no número de ofertas de empregos temporários. “Uma das lojas de brinquedos instaladas no Iguatemi Esplanada aumentou em cerca de 30% o seu contingente com a contratação de temporários para o Dia das Crianças, um número que deve ser repetido na campanha de Natal”, informou o shopping via assessoria de imprensa.

Apesar das informações otimistas, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados na última quinta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho, neste ano Votorantim apresentou números negativos de pessoas empregadas – sendo que nos primeiros oito meses do ano contabilizou 5.264 admissões e 5.643 desligamentos; totalizando 379 desempregos. O mês de setembro contou com 616 contratações, e 611 demissões, fechando com saldo positivo.

Serviço
Para de candidatar a uma vaga de emprego por meio do Centro de Atendimento ao Trabalhador, os interessados devem realizar um cadastro com a apresentação de currículo e Carteira Profissional. O CAT está localizado ao lado do Espaço Aquário Cultura, na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Já para quem deseja ofertar uma vaga é necessário comunicar-se com o CAT via e-mail (catvotorantim.gov@gmail.com) ou através do contato (15)3353-8688.  (Supervisão: Luciana Lopez) 

 

 

Reportagem publicada na página 05 da edição 241 da Gazeta de Votorantim de 21 a 27 de outubro de 2017



Veja mais fotos:

  1. CAT divulga vagas e recolhe currículos

  2. CAT divulga vagas e recolhe currículos
  3. Júlio César Rodrigues (Fotos: Jorge Silva)

  4. Júlio César Rodrigues (Fotos: Jorge Silva)







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.