Anterior

Sesc Sorocaba tem programação especial para a criançada no final de semana e no feriado

12/11/2017

Anterior

Próxima

Primeira parcela do 13º será paga aos trabalhadores até 20 de novembro

12/11/2017

Próxima
12/11/2017 - 12:43
Prefeitura intensifica ações de prevenção contra enchentes
 Foto: Divulgação 

Prefeito e secretários defniram as novas frentes de trabalho

                                                ---

Com a proposta de intensificar as ações de combate às enchentes e alagamentos, tendo em vista o período de chuvas, o prefeito Fernando de Oliveira Souza esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (9), com os secretários de Obras e Urbanismo, Eder Cunha Neto, de Serviços Públicos, Pedro Nunes Filho e Governo, Eric Romero.

Durante o encontro, foram apresentadas as frentes de trabalho propostas para os pontos mais críticos da cidade. Nos próximos dias, terá início a implantação de tubulação num trecho do córrego do Vidal, próximo à avenida Octávio Augusto Rangel. Além disso, os córregos também deverão receber os serviços de limpeza e desassoreamento e uma equipe fixa segue focada na limpeza das bocas-de-lobo.

“Esse trabalho tem sido uma das principais prioridades desta administração e desde o início do ano estamos desenvolvendo ações de melhorias, a exemplo da força-tarefa que montamos no Fornazari”, ressalta o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, para a implantação de novas tubulações no córrego do Vidal serão utilizados cerca de 50 tubos que foram produzidos na própria fábrica de tubos mantida pela Prefeitura. Conforme o titular da pasta, Pedro Nunes Filho, a tubulação será implantada ao lado de uma galeria já existente naquele trecho para, com isso, aumentar a vazão da água em períodos de fortes chuvas e assim evitar alagamentos. “Nossa meta é evitar transtornos no período chuvoso”, destaca.

Ainda de acordo com a Sesp, cerca de 200 bocas-de-lobo recebem os serviços de limpeza e manutenção por mês. O secretário explica que há uma equipe fixa para realizar somente esse tipo de serviço, tendo em vista que parte da demanda é de solicitação da própria população que solicita via Serviço Integrado de Informação ao Cidadão (SIIC), por meio do telefone 3353-8731.

O Bairro do Fornazari, um dos mais castigados em períodos de chuvas, recebeu uma importante ação de manutenção e limpeza de toda a rede de galerias pluviais. Foram limpas mais de 500 metros de tubulação, que antes estavam tomadas por terras, entulhos e pedras. Também foram construídas novas galerias e espaços para reter madeiras e pedras vindas da parte mais alta, além da pavimentação de uma viela, na rua Maximina Leme, com a proposta de evitar que terra desça ladeira abaixo em dias de chuva, o  que causava entupimento das galeria e tubulação.

Bacia de contenção

A Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb) segue com a construção da bacia de contenção de cheias na região do Parque Jataí. Desde o início deste ano vem sendo realizadas as ações para a implantação da terceira e última barragem para conter a água escoada para o fundo de vale e acumulada pela área alagada do córrego Itapeva e com isso evitar possíveis enchentes.

A obra é construída com recursos do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC 2), do Ministério das Cidades. O volume total de retenção de água nos três piscinões será de aproximadamente 127.000m³.

Atualmente está em obra a barragem denominada de R1, situada na avenida Ronaldo Kruger Pissini, na região de Alpaville, numa área de aproximadamente 7.728m² e área de inundação de cerca de 20.624m². Os serviços realizados no local no momento são de compactação de solo para a conclusão da barragem.

 

 

 

Texto publicado na página 07 da edição 244 da Gazeta de Votorantim de 11 a 17 de novembro de 2017










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.