Anterior

Oficina gratuita de fotografia utilizando celular acontece neste mês em Votorantim

12/01/2018

Anterior

Próxima

Em partida com poucas chances de gol, Figueirense vence Bahia por 1 a 0

12/01/2018

Próxima
12/01/2018 - 16:02
Após constatação da doença em macaco, vacinação contra febre amarela terá dois postos
 Foto: Luiz Fernando Moura 

 

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) definiu os dois locais que terão vacinação contra a febre amarela neste sábado (13) em Votorantim, ambos das 8h às 17 horas. Além da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Bela Vista, onde a vacina já está sendo aplicada, os moradores também poderão se dirigir até a Associação de Moradores do Parque Bela Vista, localizada na rua Joana Milani, 96, uma travessa da Avenida Matheus Conegero.

A vacinação inicia neste primeiro momento pela região do entorno do Parque do Matão, após a confirmação oficial, pelo Instituto Adolfo Lutz, da morte por febre amarela em um dos macacos encontrados mortos no parque.  Equipes do Centro de Controle de Zoonoses continuam com as ações de nebulização no parque e nas áreas de seu entorno, que já foram intensificadas a partir da semana passada, com aplicações na quinta-feira (4), na última quarta-feira (10) e nesta sexta-feira (12).

A ampliação para as demais regiões da cidade depende de protocolos que são liberados pela Secretaria da Saúde do Estado e do Ministério da Saúde.

A Sesa informa que nesta sexta-feira (12) as vacinas estão sendo aplicadas na UBS do Parque Bela Vista até às 16 horas. A unidade já atendia o fluxo de rotina da aplicação dessa vacina, que era feito sempre às sextas-feiras para pessoas com viagens para áreas de risco. Com a confirmação da morte do primata por febre amarela, a vacina também passou a ser disponibilizada na UBS para os moradores do entorno do Parque do Matão, localizado do Parque Vela Vista, compreendendo ainda a região do Vossoroca, Jardim Maria José, Parque Morumbi, Jardim Icatu e Jardim Paraíso.

Os dois postos de vacinação deste sábado também vão atender na segunda-feira (15), das 8h às 16h, podendo se estender durante a semana.

 

Grande procura por vacina leva multidão à UBS

 

(Por Luiz Fernando Moura – programa de estágio)

 

Antes mesmo da confirmação da morte de um macaco por febre amarela em Votorantim, moradores compareceram na manhã desta sexta-feira (12) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Bela Vista para tomar a vacina. Mesmo sob a chuva, centenas de pessoas se posicionaram em fila nas calçadas esperando para que fossem vacinadas.

A nutricionista Vivian Arantes, 36 anos, é moradora do bairro Jardim Archila, em Votorantim e o motivo que a levou tomar a vacina da febre amarela, foi por trabalhar em uma área de risco em Piedade. “Lá foi constatado o caso, por isso estou me vacinando”. 

A doméstica Lucélia Diniz, 58, mora no centro da cidade e comenta que por recomendação médica, resolveu se vacinar. “Eu fui no meu cardiologista, foi quando descobri que tinha dado um pouco de água no meu coração, o que normalmente acontece no pulmão. Semana passada voltei lá e foi recomendado que eu tomasse a vacina”, conta. 

Entretanto, muitos moradores de cidades vizinhas também estão vindo até Votorantim para tomar a dose preventiva. Vânia Fernandes de Souza, 39 anos, mora em Sorocaba e conta que a falta da vacina e a espera é muito grande nas unidades de saúde. “As filas são muito grandes, o que aumenta a espera das pessoas para serem vacinadas”. Outro motivo que a levou a tomar a vacina junto com a sua família, foi o fato deles terem uma viagem marcada para Minas Gerais e por existir casos de pessoas com a febre amarela no estado mineiro. “Nós estamos viajando para Minas, então todos vão ter que tomar. É importante se prevenir e evitar a doença”, relata. 



Autoridades cobram providências

Deputados e vereador se mobilizaram nos últimos dias após o anúncio sobre a morte dos macacos.

O vereador Heber Martins (PDT) protocolou na manhã de hoje (12) um ofício, diretamente no gabinete do prefeito Fernando Oliveira, pedindo informações com urgência sobre as medidas que estão sendo tomadas. O vereador também questionou se o governo municipal, através da mídia, poderia dar mais transparência sobre o caso, questionando ainda se o Hospital Municipal e UBS’s estão preparados, bem como sugeriu a criação de campanha de vacinação, como vem sendo feitas nas cidades vizinhas.

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), atendendo solicitação do prefeito Fernando de Oliveira (DEM), pediu à Secretaria Estadual da Saúde para que seja aplicada a dose fracionada da vacina da febre amarela no entorno do Parque do Matão. A parlamentar recebeu a demanda do prefeito, solicitada por meio do Departamento de Saúde e de Vigilância Epidemiológica na manhã de sexta-feira (12) e imediatamente fez o pedido ao secretário estadual da Saúde, Dr. David Uip.

O deputado estadual Raul Marcelo, diante da constatação da febre amarela em nossa cidade, encaminhou oficio ao secretário estadual de Saúde e Ministério da Saúde para que Votorantim, seja incluída no mapa da vacinação em massa, uma vez, que até data de ontem (11) a cidade não estrava inclusa nesse roteiro de vacinação definido pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.

 

Serviço

Locais:

Posto 1 – UBS do Parque Bela Vista, avenida São João, 867 

Posto 2 –  Associação de Moradores do Parque Bela Vista, localizada na rua Joana Milani, 96, travessa da Avenida Matheus Conegero.

Horários:

Esta sexta-feira (12) até as 16h

Sábado (13), das 8h às 17h

Segunda-feira (15), das 8h às 16h



Veja mais fotos:

  1. Por Luiz Fernando Moura

  2. Por Luiz Fernando Moura
  3. Vivian Arantes

  4. Vivian Arantes







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.