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Em ritmo de samba até o fim da folia

Especialistas da área de saúde e bem-estar do Senac Sorocaba dão dicas para manter a energia e não ter dores no corpo
 Foto: Divulgação/ Ilustração  

A festa mais animada do Brasil está chegando e promete muita diversão. Para quem vai curtir o Carnaval, são necessários alguns cuidados para manter o bem-estar antes e depois do samba. Janaína Isquierdo, docente do Técnico em Enfermagem, e Inecia Ribeiro de Barros, docente doTécnico em Podologia, ambas do Senac Sorocaba, dão dicas para ajudar os foliões a terem mais energia, disposição e manter o conforto durante os quatro dias de agitação.

 Para manter a hidratação dos adultos e crianças, Janaína alerta que é importante beber água durante todo o dia, pois ela auxilia na absorção de nutrientes e glicose pelo organismo. “O líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e ajuda na distribuição para as diversas partes do corpo”, afirma Janaína.

Para os adultos, antes de ir para a folia, é ideal tomar entre dois e três litros de água, sucos naturais e evitar refrigerantes, pois eles possuem baixo poder de hidratação. Conforme explica, com as atividades físicas, o organismo perde muita água por meio da transpiração e junto com ela perdem-se sódio, potássio, magnésio e cloro. “Após muito tempo pulando e dançando, é fundamental continuar com a ingestão de líquidos, como água, sucos naturais, água de coco e chás gelados, pois eles ajudam a recuperar a perda hídrica”, observa Janaína.

Para as crianças, a docente Janaína destaca a importância da ingestão de água durante todo o dia, entre 35 e 40 ml por quilo/peso e também evitar consumir refrigerantes. Antes, durante e depois da brincadeira a orientação é a mesma dos adultos, beber água e outros líquidos como sucos naturais e água de coco. “Para ajudar na hidratação, os pais ou responsáveis podem levar em uma bolsa térmica algumas frutas como maçã, banana, uva, melão, mamão e melancia, além de sanduíches integrais”, destaca Janaína.

Além da hidratação, alimentar-se bem é primordial para manter o bem-estar. “Antes de cair na festa, consuma alimentos ricos em carboidratos, pois oferecem a energia necessária para um dia de atividades intensas, como pães integrais. Entretanto, evite comidas gordurosas e de difícil digestão como carnes e frituras. Para levar, separe opções leves, como biscoitos integrais, barrinhas de cereal ou frutas e o ideal é não passar muitas horas sem se alimentar”, salienta a docente do curso Técnico em Enfermagem.

Cuidando dos pés

Os pés também precisam de atenção e, para isso, Inecia Ribeiro de Barros, docente do curso Técnico em Podologia do Senac Sorocaba dá algumas orientações para mantê-los saudáveis em todos os dias da folia.

De acordo com a docente, é importante escolher um sapato que fique confortável, de preferência um tênis leve, que facilite na hora de dançar e pular. Já os chinelos, sandálias abertas e rasteirinhas não são aconselháveis nessa ocasião, pois podem deixar os pés vulneráveis a machucados por pisões e cacos de vidro. “Também não é indicado utilizar calçados como sapatilhas retas sem nenhum salto, pois podem causar problemas ortopédicos e musculares, uma vez que a pessoa irá ficar muito tempo em pé. Caso a opção seja usar sapatilha, o ideal é que tenha de dois a três centímetros de salto para a distribuição do peso, evitando forçar a panturrilha e tendões”, destaca.

Já para as crianças, a proteção dos pés deve ser ainda maior, com calçados leves e confeccionados com tecidos que permitam a perspiração. O solado deve ser maleável para dar a liberdade para brincar de forma confortável e segura. “Após a brincadeira, as pessoas devem deixar os sapatos em um local arejado para secar o suor dos pés. Esse cuidado evita a proliferação de fungos que causam uma série de problemas para os pés”, explica.

Para aliviar o cansaço

Dançou e pulou bastante? Então veja algumas dicas de escalda-pés e massagem relaxante:

 

·        Para fazer um escalda-pés, coloque água morna em uma bacia, duas colheres de sal refinado, mergulhe os pés até o tornozelo e deixe entre 10 e 15 minutos. O sal alivia o cansaço dos pés e proporciona sensação de alívio e bem-estar;

·         Caso os pés estejam doloridos, pode-se massageá-los com um creme hidratante ou fazer uma esfoliação com cremes específicos encontrados em farmácias e perfumarias.

Formação em na área

Para os interessados em capacitações na área de saúde e bem-estar, o Senac Sorocaba está com inscrições abertas para cursos de curta duração e de nível técnico. São eles: Cuidador Infantil, Cuidador de IdosoFundamentos da Medicina Tradicional Chinesa e Técnico em Farmácia.

Informações sobre calendário, áreas de estudo, documentos necessários e inscrições, podem ser obtidas no Portal Senac:www.sp.senac.br/sorocaba ou na própria unidade, localizada na Avenida Coronal Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência.

Informações: 
Senac Sorocaba
Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortância

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 










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