Anterior

Necrologia (01 a 08 de fevereiro de 2018)

12/02/2018

Anterior

Próxima

Lombada é implantada na Noé Carlos de Campos

12/02/2018

Próxima
12/02/2018 - 10:00
Todas as UBSs vão vacinar contra febre amarela em Votorantim
 Foto: Jorge Silva/ Gazeta de Votorantim  

Quinze Centros de Saúde farão vacinação na cidade

A Secretaria da Saúde de Votorantim vai disponibilizar vacinas contra a febre amarela em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade a partir da próxima quinta-feira (15). A ampliação da imunização segue os protocolos de imunização da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, após as ações de proteção realizadas nos bairros do entorno do Parque do Matão desde o último dia 12, quando foi oficializada a morte por febre amarela silvestre de um dos macacos encontrados mortos no local. A cidade não registra nenhum caso, nem suspeito, de febre amarela em humanos.

O secretário da Saúde, Wiliam Roberto Ferreira, explica que em um primeiro momento, obedecendo critérios geográficos de circulação do vírus, a vacinação priorizou o entorno do parque com postos fixos, imunização casa a casa, além de aplicação para alunos, professores e funcionários de escolas das proximidades. “Agora, a abertura para todas as unidades também segue os protocolos de imunização que levam em conta os corredores ecológicos e a condição de todo o Estado de São Paulo”, completa.

Votorantim passou a aplicar doses fracionadas da vacina desde a última terça-feira (06), após autorização do governo estadual. O novo esquema de vacinação na cidade, cuja logística está sendo preparada pelas equipes técnicas da Saúde, prevê a aplicação de mais de duas mil doses diárias para todos os moradores, logo após o Carnaval.

Durante os dias do Carnaval as UBSs estarão fechadas e a vacinação retorna na quinta-feira (15) ampliando para toda a cidade. A Secretaria da Saúde informa ainda que a definição da quantidade das doses para cada localidade levará em conta o número de moradores do entorno de cada local e poderá sofrer alterações de modo a atender da melhor forma possível a população.

Dose fracionada

Conforme a Secretaria da Saúde, o fracionamento corresponde à aplicação de um quinto da dose integral da vacina. Dessa forma, um frasco com cinco doses da vacina padrão pode imunizar até 25 pessoas. E as seringas são especiais para a dosagem, elas são menores e conseguem aplicar doses de 0,1 ml.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose padrão da vacina contra a febre amarela protege uma pessoa por toda a vida, enquanto a fracionada dura por pelo menos oito anos, sendo a imunização recomendada para localidades com evidência de circulação do vírus.

 

Texto publicado na página 07 da edição 254 da Gazeta de Votorantim de 10 a 16 de fevereiro de 2018










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.