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10 combinados para melhorar a alimentação da família

Torne a alimentação mais saudável, sem perder o apetite
 Foto: Divulgação  

“Não gosto.” “Isso eu não quero!” Que mãe nunca ouviu frases como essas, ao preparar um prato bem colorido e balanceado em casa? E, nem sempre são só as crianças que reclamam. Os adultos, também!

Para auxiliar na tarefa de muitos em tornar a alimentação de toda a família mais saudável, sem comprometer o apetite e entrar em pé de guerra, a nutricionista e culinarista Kelly Cristina, de Sorocaba (SP), elaborou uma lista de 10 combinados que prometem acabar com a cara feia e melhorar as refeições, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

“Alimentar-se corretamente e de forma equilibrada tem a ver com escolhas, e não com sacrifícios. Você pode optar por uma infinidade de receitas saborosas e apetitosas à base de produtos saudáveis, que suprirão perfeitamente o desejo de comer coisa ‘gostosa’ e ainda lhe farão bem. Sabemos que, com a correria o dia a dia, isso é praticamente impossível, mas estamos aqui exatamente para ajudar nessa missão”, convida a especialista, que é graduada em nutrição, pós-graduada em administração de empresas e cursa gastronomia.

Acompanhe as 10 dicas para levar bem-estar à mesa:

1)      Troque refrigerantes por bebidas naturais, como água, água de coco, sucos de frutas ou de polpas.

2)      Coma mais em casa. Planeje-se e veja como é possível melhorar a alimentação com essa mudança de agenda. Sempre que puder, faça isso acontecer!

3)      Programe-se para levar sua própria comida ao trabalho ou à escola. Faça marmitas, pique as frutas, procure recipientes adequados para o transporte e leve o que precisar.

4)      Convide a família para a cozinha, afinal, é bem mais simples e rápido quanto mais gente puder ajudar. Enquanto um lava, o outro corta e, assim, por diante. Além de agilizar o lado de todos, ainda pode se tornar um momento único em família!

5)      Leia nos rótulos dos produtos a parte que lista os ingredientes e evite aqueles que contêm componentes que não aparecem  em uma cozinha convencional, como aromatizantes, realçadores de sabor, estabilizantes e etc.

6)      Organize-se para voltar das compras com tempo hábil para arrumar os alimentos, como trocar as embalagens das carnes, higienizar, secar e armazenar as folhas e acondicionar tudo da melhor forma. Isso faz com que agilize bastante o tempo na cozinha e desperdícios sejam evitados.

7)      Eletrônicos, como TV, tablet e smartphone, não devem fazer parte das refeições.

8)      Faça as refeições sentado à mesa, sem distrações. Concentre-se no momento de comer, estando sozinho ou não. O importante é que você perceba o que e quanto está comendo. Nada de comer na mesa do escritório!

9)      Congele o trivial, como arroz, feijão cozido sem tempero, legumes picados e etc. Isso facilitará sua vida nos dias mais corridos.

10)    Tenha uma lista de compras base. Assim, sempre que precisar ir ao mercado, ficará mais fácil de lembrar o que falta.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 










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