Anterior

Como ser mais produtivo no trabalho neste ano?

14/02/2018

Anterior

Próxima

Existe hora para engravidar?

14/02/2018

Próxima
14/02/2018 - 10:24
Como estimular a criação de novas oportunidades a partir do seu propósito pessoal
 Foto: Divulgação  

Com o mercado de trabalho em recessão devido à crise econômica e política que o país atravessa, é o momento de abrir as janelas e vislumbrar novos horizontes.  No atual cenário, observa-se uma queda na quantidade de vagas abertas para novos postos de trabalho.

O mercado informal, situação presente no dia-a-dia dos brasileiros ganhou força e, novas formas de profissionalização passaram a garantir um complemento de renda e segurança para os novos empresários e empreendedores individuais.

O sonho de ter o próprio negócio exige organização e planejamento, mas antes de dar esse passo importante, é preciso refletir: empreender significa, necessariamente, ter um negócio próprio?

Especialistas dizem que não, e acreditam que empreender pode ser considerada uma característica comportamental aproveitada em diversas esferas sociais.

De acordo com o Instituo Brasileiro de Coaching (IBC), a chamada “atitude empreendedora” caracteriza-se por um comportamento visionário típico de pessoas que assumem riscos e responsabilidades; de pessoas que tendem a buscar soluções para os seus conflitos e que enxergam riscos onde os demais não veem. Trata-se de enxergar oportunidade onde os outros tendem a ver somente os problemas, ou seja, é uma característica que pode ser desenvolvida.

A Fundação Alphaville, organização que promove o desenvolvimento comunitário a partir do fortalecimento das vocações coletivas, estruturou uma metodologia que busca incentivar esse direcionamento.  Através de dinâmicas aplicadas com os diversos públicos participantes , é possível identificar um ponto comum: os projetos que tem maior índice de sucesso são aqueles realizados a partir do sonho e da aptidão que cada integrante do grupo tem com relação a seu objetivo coletivo.  Ou seja, é possível afirmar que a atitude empreendedora pode ser despertada tanto em indivíduos como em grupos, aumentando as chances para que esse sonho seja concretizado.

Para aqueles que desejam desenvolver uma atitude empreendedora, a Fundação sugere um passo-a-passo para aumentar as chances de sucesso:

  1. Comece identificando qual o seu verdadeiro objetivo e como suas habilidades podem contribuir para solucioná-lo. Muitas vezes, o foco no problema dificulta a visualização de possíveis saídas. Tente observar como essas divergências podem atuar a seu favor;
  2. Converse com outras pessoas que possam ter o mesmo objetivo que você. A troca de experiências traz a riqueza da mesma vivência sob novos prismas. Compartilhe suas dúvidas e ouça o que outros, que já trilharam o mesmo caminho, podem ter a ensinar;
  3. Você não precisa fazer tudo sozinho. Busque parcerias que possam suprir suas deficiências e complemente suas realizações com a relação “ganha-ganha”. Outros também precisarão da sua contribuição;
  4. Tire as ideias do papel. Formate suas opções, organize seu planejamento e dê o primeiro passo. Utilize as lições aprendidas para realimentar o planejamento e vá ousando um pouco mais a cada tentativa.

 

Desenvolver uma atitude positiva e proativa, aliada aos parceiros corretos, traz novas perspectivas e pode contribuir coma construção de novas oportunidades de desenvolvimento.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.