Anterior

Cidadania oferece curso de capacitação para Programa Jovem Aprendiz

23/03/2018

Anterior

Próxima

Com melhora da economia, consumidores estão mais confiantes

23/03/2018

Próxima
23/03/2018 - 13:59
Plano Municipal da Mata Atlântica é apresentado em audiência pública
 Foto: Divulgação  

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizou na noite desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal, uma audiência pública para apresentação do Plano Municipal da Mata Atlântica. O evento contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Votorantim), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e da sociedade civil organizada.

O documento foi apresentado pelo diretor de Planejamento e Educação Ambiental, Fábio Nowak, destacando os objetivos, áreas prioritárias e cronograma de execução do plano de recuperação e conservação da mata atlântica. O plano foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), em fevereiro de 2018.

O Plano de Municipal da Mata Atlântica reúne elementos para garantir a proteção da biodiversidade e dos recursos naturais, bem como a recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica na cidade.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Wilson Miramontes, o documento agora segue para a aprovação por meio de projeto de lei na Câmara Municipal. Ele ressalta ainda que com a elaboração e execução do plano, haverá uma gestão ambiental que irá impactar positivamente na qualidade de vida da população.

Ainda de acordo com o apresentado no documento, as áreas de risco existentes em Votorantim encontram-se nos bairros Jardim Novo Mundo, Itapeva, Votocel, Vila Garcia e Vila Pedroso. Desse modo, a localização geográfica do município está entre as regiões definidas como prioritárias para restauração e incremento da conectividade do bioma, segundo o projeto do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A vegetação remanescente da Mata Atlântica apresenta 2.104 km² de cobertura vegetal nativa e ocupa, aproximadamente, 17,5% da área da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Sorocaba e Médio Tietê, envolvendo 34 municípios.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Votorantim










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.