Anterior

CEI da Saúde identifica falhas no atendimento às gestantes

16/04/2018

Anterior

Próxima

Prefeito contabiliza que receberá mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares neste ano

16/04/2018

Próxima
16/04/2018 - 10:05
Abaixo-assinado pede mais médicos para o Jardim Cristal
 Foto: Divulgação 

Documento foi protocolado no Paço Municipal

A presidente da Associação de Moradores da Vila Amorim e Votocel, Sandy Domingues, e outras lideranças populares do Jardim São Lucas, em Votorantim, protocolaram nesta sexta-feira (13), no Paço Municipal, um abaixo-assinado com 300 assinaturas para que a Prefeitura de Votorantim coloque em funcionamento a equipe do programa Médico da Família, como determina o Ministério da Saúde.

Segundo essas lideranças, há falta de médicos no Posto de Saúde da Família do Jardim Cristal. Outro fato mencionado, é que a comunidade, que abrange os bairros Jardim Europa, Jardim São Lucas e Jardim Cristal, não pode utilizar a Unidade Básica de Saúde do bairro Itapeva, localizada a um quilômetro de distância entre esses bairros.

Recentemente, em 21 de março, houve um protesto de moradores solicitando tais melhorias. Na ocasião, a Secretaria da Saúde (Sesa) informou que não tinha sido procurada pelos moradores ou seus representantes. Informou ainda que no final do ano passado, houve reunião com representantes da pasta e representantes dos moradores daquela região, quando foi esclarecido que se trata de uma unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) e não uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Na oportunidade, foram esclarecidas as diretrizes do serviço que segue a legislação federal.”

A Sesa disse ainda, que a médica do ESF pediu seu desligamento e a reposição é um médico do Programa Mais Médicos do Governo Federal. “A Secretaria já fez a solicitação da substituição e aguarda que seja concluída. Nesse período da UBS Itapeva está dando o suporte aos atendimentos”. A Sesa informou que enquanto aguarda a substituição, estão sendo utilizados médicos da rede para atender na unidade três vezes por semana. A medida tem o objetivo de suprir a demanda até o início do novo médico.

 

Coluna publicada na página 03 da edição 263 da Gazeta de Votorantim 14 a 20 de abril de 2018

 










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.