Anterior

Partido Democratas apresenta nova executiva e filiados

21/04/2018

Anterior

Próxima

Greve dos servidores municipais terá início na quarta-feira (25)

21/04/2018

Próxima
21/04/2018 - 01:49
Cartório eleitoral e posto do shopping abrem hoje

O posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Shopping Iguatemi Esplanada atenderá a população hoje (21), das 9h às 17h. Além disso, horário de funcionamento foi ampliado durante a semana, passando a atender os eleitores das 9h às 19h. A medida foi tomada para acelerar o cadastramento biométrico, que está abaixo do esperado. O horário especial segue até o dia 9 de maio.

O posto faz o cadastramento no sistema de biometria da Justiça Eleitoral de eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. A capacidade de atendimento do posto é de 2.500 pessoas por dia, mas hoje o movimento diário gira em torno de 1.200 pessoas.

Aqueles que não realizaram o cadastramento biométrico dentro do período inicial, encerrado em 23 de março, precisam agora regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 9 de maio.
 
Como funciona 

Com o sistema de biometria, o eleitor, que até hoje tinha que apresentar um documento com foto e o título de eleitor, terá que cadastrar sua digital através de um leitor onde terá seu acesso à urna liberado. A assinatura numa lista de presença também não será necessária. 

O cadastramento pode ser agendado através do portal do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br) e o eleitor deve comparecer ao posto munido do título de eleitor, um documento com foto e comprovante de endereço com até três meses de antecedência e em nome do eleitor, como conta de internet, telefone, etc. A última senha será fornecida às 18h45.
 
Acesso exclusivo

O posto avançado do TRE funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, num espaço de 700 m² na Ala Norte, próximo à portaria “C” do Shopping. O acesso ao posto pode ser feito pelo estacionamento inferior da Ala Norte ou pela portaria “A2”, próximo ao Café do Ponto, entrada que estará aberta diariamente às 9h mesmo com as lojas do empreendimento ainda fechadas.

Cartório do Centro

O Cartório eleitoral de Votorantim faz plantão aos sábados, domingos e feriados até 06 de maio. Diariamente, nas últimas semanas, o movimento está abaixo do esperado no Cartório localizado na rua João Walter, 262, Centro, Votorantim.

A biometria em Votorantim é obrigatória. Dos 92.121 eleitores do município, 72.657 realizaram a identificação até a última quinta-feira (19), o equivalente a 78,87% do total.

Quem não comparecer até 9 de maio terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2018, além de ter diversos impedimentos na vida civil, como obter empréstimos em bancos públicos, tomar posse em cargo públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino e obter passaporte.

Após 09 de maio, o cadastro nacional de eleitores é fechado para a organização do pleito e reabre após o segundo turno das eleições deste ano, em novembro.

O regime de plantão no Cartório de Votorantim prossegue nos dias, 21, 22, 28, 29 de abril e 01, 05 e 06 de maio, das 9h às 17h. 

De segunda a sexta-feira, o Cartório Eleitoral funciona das 12h às 18h e, entre 30 de abril e 09 de maio irá abrir das 9h às 18h. 

Poupatempo

A unidade do Poupatempo Sorocaba também presta serviços eleitorais para Votorantim e segue o seu horário normal de funcionamento, de segunda a sexta-feira (das 9h às 17h), e sábados (das 9h às 13h), com exceção de hoje (21) (feriado de Tiradentes).

Texto publicado na página 07 da edição 264 da Gazeta de Votorantim 21 a 27 de abril de 2018










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.